4 de jul. de 2007

O BRASIL EM TÓPICOS

1. JOAQUIM RORIZ

Notícia de hoje em O Estado de S.Paulo, deu conta que a carta de renúncia do senador brasiliense está pronta e será apresentada à mesa antes da citação pelo Conselho de Ética, com vias a evitar cassação e preservar direitos políticos.

Como sua defesa do empréstimo em dinheiro parece que não colou, ainda aventou-se semana passada a hipótese dele e dos dois suplentes renunciarem, forçando eleições complementares, onde, claro, ele seria candidato.

Parece que desistiu ao saber que quebras de decoro em mandatos anteriores podem ser objeto de processo em nova legislatura, mas me pergunto: quem será que pensou na idéia brilhante e na tese fantasiosa de defesa?

2. RENAN CALHEIROS

O "Renangate" cada vez mais morno, do jeito que o acusado quer.

A defesa do senador aposta no esquecimento da já alienada opinião pública, isso é visível. E de manobra em manobra, renúncia em renúncia, relator em relator, Renan vai saindo pela tangente.

Sem contar que aderiu à teoria conspiratória, claro, pondo a culpa na imprensa "anti-Lula" pela incongruência de suas alegações de defesa.

Acho que ele deveria é colocar a culpa nos seus essessores e advogados, porque a "tese" que eles montaram não convence ninguém com o QI de uma minhoca, que dizer leitores de jornais. Ademais, me digam os leitores: até agora, salvo a paralisação normal do Congresso, o presidente Lula sofreu algum abalo de popularidade por conta desse caso?


Eu citei os dois casos acima para fazer uma crítica construtiva aos senadores e/ou aos seus defensores.

Como sabem meus leitores, sou advogado. Um advogado comum, nada demais, nenhum renome, um pouquinho de estudo aqui uns clientes por aí. Mas fico impressionado com o baixo nível das linhas de defesa que são apresentadas por políticos, especialmente nesses dois casos.

Das duas uma: ou os senadores buscaram a ajuda de assessores novatos ou economizaram na hora de contratar seus causídicos, porque não consigo acreditar que advogados de renome, extremamente bem remunerados e com assessorias políticas de esfera nacional em seus currículos, sejam capazes de inventar histórias tão mancas quanto a do gado mágico do senador Renan ou do empréstimo de pai para filho, em espécie, do senador Roriz.

Sei não, se eu inventasse uma história dessas para um cliente, sentiria vergonha da minha falta de lógica e de argumentos. Essas histórias parecem piadas ditas por políticos que acham que a Lei não os atingirá, será que é isso?

Será que os nobres colegas advogados chegaram tarde demais nessas questões?

Ou será que os senadores acharam desnecessário contratar representantes qualificados?

Eu aceitaria de bom grado uma assessoria jurídica para algum senador, tenho certeza que, em caso similar, faria menos feio do que estamos presenciando nesses casos lamentáveis. E tenham certeza os leitores, não aventaria renúncia em bloco nem apelaria para a desculpa clássica da perseguição pela imprensa!

8 comentários:

  1. Anônimo5/7/07 10:49

    Advogada, com respeito a vc, so vai onde tem dinheiro...quer e ganhar...se o cliente perde ele ganha..se ganha ganha tambem..nem vou comentar a defesa desses canalhas..

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/7/07 11:14

    Você ficou impressionado com o baixo nível das defesas!?
    Meu caro sinto te dizer, é esse o nível do povo brasileiro, salvo algumas excessões, vide que o "efeito teflon"do presidente resiste.

    ResponderExcluir
  3. Fábio, talvez não seja uma questão "econômica" o fato de tão ridículas "defesas". Talvez seja uma questão de subestimar a inteligência dos "sem foro privilegiado", assim, como nós o somos.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Só queria mesmo é saber qual é essa imprensa anti-lula...Aliás, enquanto rola renan e roriz, dentre outros, o lula vai ficando no esquecimento.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/7/07 20:04

    Olá!
    Obrigada primeiramente pela visita no meu blog e pelo comentário, é muito importante para mim e queria dizer que admiro sua vocação pq prescisa ser corajoso para ser advogado ainda mais no nosso Brasil*
    bjos tenha uma ótima semana*
    Nádia.

    ResponderExcluir
  6. Uma ótima explicação, ou então contrataram os mesmos juizes que soltam os presos pela PF.

    ResponderExcluir
  7. Fábio,

    Não é nada disso, estamos participando das filmagens do Reality Show Petralhas do Caríbe onde uma nação é tomada de assalto e governada por piratas cubanos. Quando acabarem vão avisar pra gente e vai rolar uma indenização, hehe.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com a Suzy, eles subestimam a nossa inteligencia. Acham que qualquer desculpinha meia-boca fajuta esta tudo certo, porque sempre esteve, nao eh mesmo? Vide mensalao.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...