1 de jul. de 2007

O BRASIL EM TÓPICOS

O PARLAMENTO REFLETE O POVO

Dias atrás, tive a oportunidade de acompanhar uma conversa com um deputado federal, um dos poucos tidos com sérios pela sua atuação nos últimos tempos, alguém que demonstrou por atos, ter o mínimo de ética e preparo para a função.

Pois ele foi enfático ao afirmar que o nível do Congresso é baixíssimo porque o povo brasileiro também é. Disse que praticamente todos os dias recebe telefonemas de gente pedindo para ele intervir em concursos públicos e aprovar gente que não passou da primeira fase, ou "sumir" com multas de trânsito, ou ainda, sumir com autuações da receita federal ou enquadrar algum juiz que condenou o querido eleitor por coisas fúteis como assassinatos, assaltos à mão armada ou fraudes em licitações.

Palavras de um parlamentar.

Como eu nunca generalizo sobre ética, e pressuponho ser ele uma pessoa honesta, e esse tipo de gente é eleitor dele, imagine o tipo de gente que elege o Sev... ou o Pau... ah...vocês sabem né?]

O PARLAMENTO REFLETE O POVO (II)

O povo brasileiro, de regra não sabe distinguir valores de interesses pessoais.

Vejamos esse casos dos "rapazes de classe média-alta" do Rio de Janeiro:

a) Na delegacia declararam que bateram mesmo, mas achavam que a moça "era prostituta". Ou seja, para eles, prostituta não é gente nem cidadão, pode bater e roubar qualquer R$ 47 reais que tá dentro da Lei.

b) Um dos pais disse que eles não são criminosos comuns, porque são de boa familia. Ou seja, para o infeliz genitor do marginal, boa família é apenas aquela que mora em condomínio bacana, pouco importa se não dá educação para seus filhinhos queridos, ou mesmo não pergunta o por que deles chegarem todos os dias de madrugada, bêbados e com alguns hematomas estranhos. Ah, morou em favela, morou no subúrbio e não tem carrão, é família ruim, tem que tomar cuidado, é criminoso na certa!

c) Outro pai disse que o filhinho não passa de uma "criança de faculdade". Ah, que beleza! Faculdade agora é salvo conduto, o cara faz faculdade e não pode ser preso porque equivale a ser "de menor"... vai ter traficante voltando a estudar já, já, porque se pegarem ele, pega apenas uma FEBEM até o fim da facu!

Pois é... isso aí é o pensamento de gente que se diz "de bem" e vota!

O PARLAMENTO REFLETE O POVO (III)

Mas vamos mais longe:

- Aqueles palermas que enchem o porta-malas do carro de cerveja, estacionam ele em frente de um posto de gasolina, de um hospital ou de uma boate qualquer, abrem o porta-malas e põe o som em último volume e que ainda reclamam da polícia que manda acabar com a festa, eles votam!

- Os faveladinhos coitadinhos, os "excluídos" da sociedade capitalista, que jogam TV(s), sofás, geladeiras, pneus e carros velhos nos rios, e que colocam suas garrafas pet e sacos de lixo dentro de bocas de lobo e que choram em frente das câmeras da Rede Globo quando a enchente leva tudo o que têm, e que ainda por cima vendem seus votos por qualquer trocado para a cachaça... eles votam também!

- As mocinhas que saem do interior por estarem cansadas da vidinha sem graça e vão se prostituir nas grandes cidades ou tentar participar do Big Brother Brasil ou arranjar algum figurão de amante... elas votam! Aliás, as celebridades que vão para a capa de Caras a cada vez que trocam de namorado(a), votam!

- Os "cowboys" sertanejos que maltratam animais em rodeios e agem como babacas cantando sobre vadiagem, putaria e bebedeira... eles votam!

- Os "torcedores" de organizadas, que pixam estádios e cidades, que marcam brigas pelo orkut e que disputam quem vai sujar primeiro um determinado prédio novo... votam!

E a lista é quase infinita... se contar todo mundo, com todos os seus defeitos morais, veremos que não há como eleger um Congresso decente, porque as pessoas decentes estão sempre em minoria. Indecente vota em indecente, o que explica a enorme quantidade de deputados processados criminalmente.

Enfim, eu cada vez mais me convenço que o problema brasileiro está no povo amoral e sem valores, que idolatra jogadores de futebol sem caráter e mulheres cujo único mérito é a beleza que lhes permite posar nuas em revistas masculinas mongolóides.

Não nego que seja um povo sofrido, cheio de demandas sociais e trabalhador, mas é amoral, é naturalmente sem freios éticos.

Com um povo assim, só a providência divina para melhorar as práticas políticas!

Vejam as fotos abaixo. Elas refletem a educação e a moral do povo brasileiro. Aqueles entulhos não apareceram ali apenas por acaso, mas os prejuízos que eles causam, afetam a todos. Daí eu pergunto: se alguém age assim com o lixo que produz, como agirá ao votar?



12 comentários:

  1. Oi Fábio!
    Diz-se que "cada país tem os governantes que merecem", não é?! Mas essa é uma questão complicada pois a gente nunca sabe o que vem antes a falta de moral ou a falta de Educação (amplamente falando e abrangendo TODOS os cidadãos). Concordo com você na questão da amoralidade, e acho que os exemplos foram ótimos (e nossa, vc teria exemplos infinitos), mas será que isso vem de uma falta de caráter genética?! Sim, o que chamamos de "índole" existe mesmo e independe de classe social, mas sabemos também que não é só isso... Olha você levantou uma questão muito interessante e eu poderia ficar aqui horas conversando com vc sobre o assunto, mas vamos deixar espaço para os outros participarem, né...Bjos e ótimo domingo!

    obs: qto à questão da traição, minha resposta está lá para vc no DD.

    ResponderExcluir
  2. Fábio, vi um comentário teu no Chawca e vim conhecer seu blog. Gostei. Volto depois pra ler mais.
    abç.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/7/07 17:47

    Nossa, Fábio, lavou! Disse tudo, tudo, tudo! Mas não posso deixar de me manifestar também: o conjunto da obra do povo brasileiro é safado, melífluo e capcioso. Aponta seu dedinho moral para o externo, mas não se sustenta na primeira analisada. O povo brasileiro é assim desde que se formou: o senhor de engenho engravidava as escravas, mas tinha sempre uma capelinha em sua fazenda, onde ia muito contrito às missas. Os cristãos-novos eram muito católicos na rua, e professavam outra coisa em casa. Os escravos fingiam estar preocupados com o bem estar de seus senhores, mas as conversas nas senzalas... Não estou fendendo ou atacando um ou outro procedimento, mas o fato é que, com isso e mais um pouco, o povo foi aprendendo a ter duas deslavadas caras. É um povo porco, ignorante e preguiçoso. Pronto, falei.

    ResponderExcluir
  4. Esse bicho raro tem nome? ahahaha O pior de tudo é que qualificou muito bem nosso eleitorado.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/7/07 20:09

    Perfeita postagem, concordo integralmente contigo. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/7/07 20:51

    Fábio:
    É claro que o Parlamento e os parlamentares representam o povo, mas não todo ele. No caso do Brasil, então, isso é mais verdade, pois a maioria dos eleitores não vê seus votados eleitos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/7/07 23:29

    eu acho q o voto não deveria ser obrigatorio, assim votaria quem queria e certamente grande parte dos q vc citou não compareceria as urnas "por ter coisa melhor que fazer" ... acho q p Brasil é um país sem solução... já nem me alarmo com nada, mas como diria a ministra..."relaxa e goza" abraço

    http://noelevador.zip.net
    http://vidacretina.zip.net

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/7/07 23:29

    Muito bom o post... o que falta mesmo é educação, discernimento, ética enfim....tudo isso é reflexo de péssimos governantes....
    beijo blue

    http://noelevador.zip.net
    http://nabolsadamulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Fabio, matou a pau. Sempre disse que o povo nao presta, que no fundo eh o culpado por todas as mazelas do pais.

    E nao digo que a culpa eh apenas do Ze Povinho ignorante nao, a Zelite tambem tem culpa no cartorio.

    ResponderExcluir
  10. Você mandou muito bem nesse texto, Fábio. E acrescento o seguinte: O mal é contagioso. É muito mais fácil um decente se cansar de sua decência e partir para indecência por puro pragmatismo, do que um indecente decidir trilhar o caminho da decência.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Lembra aquela piada onde Deus distribuia as catastrofes naturais por todo o planeta e safava o Brasil dizendo: "já basta o povo que vou colocar ai". Pois é amigo. E sabe o que me dá mais raiva? Quando a gente fala, somos taxados de intelectuais

    ResponderExcluir
  12. Oi Fábio, você arrasou.
    Digo, arrasou mesmo com minhas teorias sobre o povo.
    Muito relutante, por doer, devo concordar finalmente com você.
    Esse povo brasileiro merece todo o calvário por que está passando e que continuará por muito tempo.

    beijos (snifff, sniff...)

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...