9 de jul. de 2007

MUNDO BOLIVARIANO

Apagão na Argentina.

Mais de 300 empresas paralisaram suas atividades na Argentina, sexta-feira, por absoluta falta de energia elétrica para seu funcionamento. O presidente Kirchner, dublê de bolivariano, disse que isso é um bom sinal, decorrente do crescimento econômico recorde do país, avisando que comprará energia junto aos países vizinhos, mas preferencialmente para atender a demanda residencial.

A imprensa e a oposição afirmam que a falta de energia foi causada pelo precário planejamento econômico e político do país, enquanto o presidente e a situação gritam alto dizendo que é conspiração da direita para inviabilizar a candidatura de Kirchner ou sua esposa para ocupar a Casa Rosada por mais 5 anos.

O fato é que a Argentina cresceu apenas para recuperar o que era antes da crise da dívida que depôs 3 ou 4 presidentes em poucos meses.

Kirchner finge dar importância para o problema ao avisar que vai adquirir energia para o uso residencial e, claro, garantir a novela e o conforto de seus eleitores, nem que isso lhes custe o emprego. Bem bolivariano mesmo!

Pinóquio

a) O bolivariano governador paranaense, Roberto Requião, inscreveu o município de Curitiba no CADIN-SEFA, para impedir a liberação de verbas para obras, que seriam tocadas pelo prefeito Beto Richa, que apoiou Osmar Dias na eleição que Requião não se conforma ter vencido por apenas 10 mil votos. Alegou que se trata de uma dívida do município com o estado, decorrente da instalação da Cidade Industrial de Curitiba, isso há 35 anos atrás!

Sexta-feira a Justiça decidiu que foi um ato irregular e mandou corrigir o cadastro, liberando, por consequência, as verbas para que Curitiba proceda inúmeras obras de grande importância, mas que, claro, aumentarão a popularidade do atual prefeito, que o PMDB do governador tentará substituir por um petista no ano que vem.

b) Ao assumir, o governador Requião comprou briga com a empresa norte-americana El Paso, dona da maioria das ações de uma usina termoelétrica em Araucária. Alegava o governador que a usina, posta em funcionamento, explodiria, e que não compraria energia dela pedindo ressarcimento da parte da COPEL no negócio. Após o processo quase ir para a arbitragem internacional, ocorreu um acordo quase na surdina para dar cabo do problema.

Na sexta-feira, a usina alcançou capacidade máxima de produção, vendendo energia para... a bolivariana Argentina! E não explodiu...

A CIA e Hugo Chaves

A CIA divulgou relatório segundo o qual, afirma que Hugo Chaves mudará as leis e a Constituição do país para se manter no poder e, se eventualmente perder uma de suas eleições fraudadas, certamente inventará factóides e desculpas para não largar o osso. Isso decorreria de sua personalidade instável.

Sempre digo que, se é para divulgar o óbvio, melhor não gastar papel. Hugo Chaves mostra ser assim desde que tentou dar um golpe de estado, anos atrás. Caíram na besteira de anistiá-lo e torná-lo mártir, o resultado é o que vemos hoje.

Futebol nas Alturas

Para não fugir à regra e não deixar de ser ridículo, Evo Morales organizou grandes manifestações públicas na Bolívia, protestando contra a FIFA que, num rasgo de direitismo radical anti-bolivariano, proibiu jogos de seleções de futebol em altitudes extremas, como a de La Paz.

PS: Uma boa lembrança do "Roça" e do Cejunior: Evo Morales disse que, no ritmo atual, em 15 anos a Bolívia será uma nova Suiça! Ou significa que ele pretende ser presidente por mais 15 anos, ou significa que não tem a menor idéia de onde seja ou como seja a Suiça... o que será?

23 comentários:

  1. Grande Fábio, sua abordagem à respeito do que ocorre com a Argentina é, mínimo, a mesma coisa que vai acontecer no Brasil se o crescimento econômico atingir a casa dos 7% ao ano, ou alguém duvida. É uma política dita socialista que, de social não tem nada, basta ver os indicadores da pobreza. Dizer que R$ 90,00 por mês ajudar a combater a pobreza é no mínimo considerada uma falta de responsabilidade sem precedentes. Temos que usar de nossas vozes para evitar que a doença Chavez avance (nada contra o humorista) e cause um dano maior do que ja vem fazendo. Boa semana amigo...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/7/07 12:41

    Fábio, continuo achando que o Estados Unidos da América deveria cuidar da vida dele...hehehe! Tudo bem que o Chaves procura e quem procura acha, já dizia o sábio Silvio Santos...rs. O Evo Imorales tenta imitar seu professor Chaves o quanto pode e não perde a chance de causar polêmica, nada mais que um bobão a mais na política besta com a qual já nos acostumamos por força dos atos ilógicos do nosso próprio primeiro mandatário nacional. E o Requião heim? Deixa pra lá que estou de férias...rs. Vim te dar um abraço, meu amigo. Mário.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/7/07 14:23

    Esses paises desse eixo sao todos iguais com seu presidentinhos que nada valem a ser dada esmola para um povo idiota .

    ResponderExcluir
  4. Ja viu que a desculpa dos proto-ditadores eh sempre a mesma? Incrivel como o bordaozinho eh repetido a exaustao: eh golpe, imprensa golpista, golpe da direita, direita golpista, nada disso existe, nao tem apagao, eh o pais que esta crescendo a olhos vistos... E tem gente que engole, uahahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fábio!
    Há algum tempo venho lendo seu blog, com uma certa admiração crescente. Incrível ver minha opinião tão bem expressa! Isso sem contar com a sutileza de sua ironia ("rasgo de direitismo radical anti-bolivariano" foi excelente!). Por isso, vai meu agradecimento. Ademais, é sempre bom tomar conhecimento de outras opiniões acerca do mesmo assunto. Obrigada mais uma vez. Uma excelente semana.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Cyndi@

    Obrigado pela menção e principalmente por ler o blog.

    Não lhe respondi pessoalmente porque não deu link nem para blog, nem para seu e-mail.

    Mas volte sempre...e comente sempre que tiver vontade!

    ResponderExcluir
  8. Fábio

    Lembra do "efeito Orloff", estamos caminhando para nova crise de energia.
    Caminhamos para nova crise, já que sempre vivemos uma crise de gestão, fruto da falta de pressão do povo, que fica calado diante dos grandes desafios.
    Povo que se cala, comprado por noventa reais.
    Pode ser também que o atual governo, feche os olhos para os "probremas", e assim o próximo governo fique atolado em crises.
    Caos que tornará palatável a volta do "bem amado" em 2010.

    ResponderExcluir
  9. Viva Fábio:

    Esse Hugo Chavez é estúpido q. b.

    Boa semana.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  10. A melhor que ouvi esta semana no mundo bolivariano veio desde Bolívia, o Evo disse que muito logo a Bolívia será uma Suiça.TÕ com as malas prontas.he!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fábio
    Fiquei pensando se pudéssemos pedir um laudo psicológico para cada um deles, qual seriam os seus diagnósticos?
    Como seriam classificados, por exemplo:
    quem é o mais narcisista?
    quem é o paranóico?
    o mais psicopata?
    Quem é o chefe na ala dos Napoleões?
    hahaha, pelo menos saberíamos como lidar com essas figurinhas bizarras, com direito a carinho e eletrochoque.

    Um beijo e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/7/07 19:55

    Como o Lula gosta de dizer, nunca na história da América do Sul tantas bestas quadradas estiveram no poder ao mesmo tempo, como agora.
    É incrível mas aconteceu: Brasil, Argentina, Equador, Bolívia e Venezuela se merecem mesmo....
    E abre o olho que vai ter eleição presidencial no Paraguai e um dos candidatos é... advinhe...bolivariano!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/7/07 22:16

    Fábio:
    Acho que essa o Kirchner aprendeu com o Mantega. Só os dois para entenderem crise como sinal de crescimento.

    ResponderExcluir
  14. Oi Fábio, vim te desejar uma ótima semana...bel onge dessa "suiça paraguaia" rs..rs...

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá, Fábio!
    Retornando hoje ao teu blog (infelizmente sem novas opiniões - por favor não tome como cobrança! - rs), qual não foi minha surpresa ao verificar que você também é Contador. Olha que interessante! Às vezes até livros colocam a figura do Contador como a de alguém patético (cheguei a verificar tal fato até mesmo em Harry Potter, acreditas?) e, pior, até mesmo a própria classe tem receio em se declarar contador. Quando vejo uma situação como a sua, em que você se apresenta em seu blog como contador, nossa!, que orgulho em também sê-lo! Por mais que atualmente esteja cursando Direito... (é impressão minha ou todo contador, ao terminar o curso, procura cursar Direito também?)
    Bem, abraços da colega de profissão.
    Cyndi®

    Ah, meu correio eletrônico: cyntiasimoes@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. caraca, mandou muito bem... e a do evil imorales foi perfeita. quando crescer vou escrever assim.

    ResponderExcluir
  17. Antigamente o Brasil é que ia atrás da Argentina agora mudou o jogo? Qts anos depois?
    Qt à Venezuela e nada dá no mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Belo post, Fábio! O Presidente argentino me fez lembrar o Mantega, que culpou a prosperidade pelo apagão aéreo. Já o Evo Morales é um idiota; como, aliás, o Requião. Qt a se perpetuar no poder... tenho cá minhas dúvidas se é só o Hugo Chavez que tem essa intenção! ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi Fábio, legal passar por aqui. O governo brasileiro anda se espelhando em alguém conhecido. rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Adorei o seu blog, virei mais vezes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Cyndi@, a profissao de contador nao eh muito bem vista pelas outras pelo fato de toda empresa ser *obrigada* por lei a empregar um contador. Claramente uma atitude ridicula e protecionista, anti-mercado e irracional.

    ResponderExcluir
  21. Cyndy e Patrícia,

    A profissão de contador no Brasil não tem status. Por aqui, neguinho tira diploma de direito em faculdade caça-níqueis e depois de prestar o exame de ordem umas 90 vezes, tira OAB e passa a ser chamado de "doutor".

    É doutor pra cá e pra lá e a patuléia começa a achar que ele é uma espécie de enviado de deus ou do diabo, que tudo sabe, que a todos convence e a todos engana... mas contadores não, esses são tratados apenas como carimbadores, apesar de muitos deles saberem muito mais de empresas que famosos e renomados "doutores advogados empresariais".

    E até nas relações pessoais isso tem efeito. Se converso com uma mulher e digo que sou advogado a reação é uma, se digo que sou contador, é outra, bem menos simpática.

    =)

    ResponderExcluir
  22. Fabio, hahahahahahaha. Eu nao sou advogada, mas pelo menos acredito que o exame da ordem filtra um monte de gente mal preparada e incompetente, formada em escolas caca-niqueis de esquina. Antes todas as outras profissoes tivessem exames desse tipo. Mas de qualquer forma o mercado regula: incompetente nao consegue emprego mesmo, e tem que apelar para outra coisa para sobreviver.

    Ja a regulamentacao do mercado de contadores, nao querendo ser chata, eh imposta a sociedade. Nao eh o mercado que regula.

    ResponderExcluir
  23. Patricia,

    Sua teoia do mercado vale para os EUA, para A Inglaterra e países sérios de modo geral.

    Mas não no Brasil, pelo menos na área do DIreito.

    Quer saber?

    A maioria dos processos parados na Justiça é por conta de erros crassos de advogados, promotores e principalmente, juízes. Os advogados aqui em Curitiba, por exemplo, são contratados pelo sobrenome e por mais que aparentem ser incompetentes e efetivamente o sejam, são os que fazem sucesso, embora, bem dito, as exceções são de profissionais realmente gabaritados.

    No mundo jurídico brasileiro vale a regra do jeitinho e do QIindica, acredite!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...