21 de mai. de 2007

NO FIO DA NAVALHA


Houve quem disse que os mandados expedidos no Maranhão, contra um ex-governador e assessores do atual, fosse vingança da família Sarney, que em parte, foi "apeada" do poder naquele estado em 2006, apesar de deter um naco enorme dele em esfera federal por serem os Sarney, políticos de confiança do PT e do presidente Lula.

E ia tudo bem para o país e para o governo, mesmo com a Operação Navalha da Polícia Federal, porque ela demonstra, de certa forma, que a política deste governo em repotencializar a PF é acertada a ponto dela prender e trazer problemas até mesmo para aliados do ocupante do Palácio do Planalto. Méritos do atual presidente, visto que o anterior abandonou a PF, tornando-a praticamente inoperacional.

Mas ninguém esperava que um Ministro de Estado tivesse seu nome envolvido nas denúncias, juntamente com parlamentares e membros de nada menos que 7 partidos entre situação e oposição.

A experiência brasileira mostra que deputados e senadores são flagrados e acusados em quase todos os escândalos de corrupção. E eles se aferram aos seus cargos por meio de manobras regimentais e advocatícias, contando, inclusive, com o esquecimento da maioria da população, que não sabe que o Congresso deveria legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Com efeito, para a maioria da população brasileira, ignorante e politicamente insensível, o Congresso é apenas uma imensa secretaria municipal de ação social, onde se pede apadrinhamento para receber esmolas.

Mas com um Ministro de Estado a coisa é diferente. Primeiro porque o ministro é, tanto quanto é visto pela população,um assessor direto do presidente. Em segundo lugar, porque quando um ministro está envolvido, as forças no Congresso clamam por sua cabeça para salvar as próprias, porque sabe-se no Legislativo que nada é melhor para tirar o foco de denúncias contra parlamentares, que um assessor direto do presidente acusado de algo. A imprensa foca apenas o Palácio do Planalto e os processos éticos internos do outro lado da Praça dos Três poderes tratam de amenizar a situação dos parlamentares eventualmente envolvidos em denúncias.

Assim, o suposto envolvimento do ministro Silas Rondeau do PMDB e das Minas e Energia, que ocupa o cargo por indicação da família Sarney, traz uma dor de cabeça para o presidente Lula. Pelo noticiário de hoje, o ministro pedirá demissão, o que alivia a carga recebida pelo ocupante do Planalto, que em sua defesa sempre poderá alegar que não fosse o seu governo, a PF não teria condições de bancar essas operações.

Até aí tudo bem. Mas acontece que a desculpa clássica do senhor presidente em dizer que foi traído não vale mais, porque a família Sarney poderia ser considerada como a "linha de atacantes" do time do presidente, assim como o Ministro das Minas e Energia é uma espécie de "centroavante" do PAC, responsável por boa parte das ações materiais do plano que representa meio e objetivo maior deste segundo mandato. O presidente não poderia ser traído por um ministro tão importante, muito menos pelos Sarney.

Sou da opinião que políticos envolvidos na mais tênue das denúncias não podem sequer assumir cargos para os quais sejam convidados. É certo que essa não é a prática brasileira, onde gente processada até criminalmente ocupa cargos políticos. Mas bem que os Sarney podiam ter sabatinado melhor o quadro que indicaram, antes dele virar Ministro.

Esse episódio da Operação Navalha não é de todo ruim para o Brasil, porque a polícia foi para cima de gente graúda tanto da situação quanto da oposição, pessoas que, normalmente, se achariam imunes à mínima brisa da Lei. O problema é que desta operação que envolve tanto peixe grande, virá uma CPI que não vai resolver nada e embaralhar ainda mais as coisas e certamente, também teremos processos frustrados de cassação contra políticos além da natural desídia do péssimo Judiciário nacional, com seus juizes lenientes e sempre dispostos a aliviar a barra dos "bacanas", tudo aumentando a já péssima sensação de impunidade que os brasileiros conscientes sentem por aqui.

Queira Deus que eu esteja errado!

O Estado de S.Paulo: lista dos envolvidos na operação: CLIQUE AQUI

11 comentários:

  1. Também gostaria que as coisas fossem assim, caro Fábio. Infelizmente, o Brasil hoje, está mais do que nunca entregue às baratas...
    O ministro vai renunciar, a justiça deve colocar na rua uma boa parte desses bandidos e daqui a um mes só se vai falar no PAN!
    E seja o que Deus quiser....
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fábio, é um prazer estar aqui.
    Embora meu blog seja mais voltado para um arremedo de literatura, não deixo de ser uma cidadã que se considera consciente e atuante. Gostei do seu texto. Tem uma análise clara e objetiva. Posso até discordar de um ou outro ítem, mas no geral vc está corretissimo.
    Inclusive na sua finalização!
    Beijos e obrigada pela força na campanha.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh.. É preciso muita força de vontade pra ainda acreditar nesse país...
    Mas quem disse q a esperança eh a ultima q morre??? Ela morre e segundos depois ressucita!! rsrsrs
    bjoooosss
    adorei o blog

    ResponderExcluir
  4. Caro Fábio
    como maranhense e anti-sarneísta que sou, não posso coadunar com ilações falaciosas de políticos que dizem que a operação navalha não é nada além de uma manobra do ex-presidente Sarney.Isso seria macular a imagem de uma isntituição séria como a polícia federal, que jamais se deixaria manipular, nem mesmo por um cacique tão poderoso como Sarney.
    Quanto ao fato de os nossos congressistas consituírem grande massa dos demandados do poder judiciário, isso ninguém duvida, mas infelizmente, o nosso povo, pelo menos daqui do maranhão, Estado mais pobre da federação,não consegue perceber. Pelo contrário, vende seu voto por qulquer dentadura, camisa ou cesta básica.
    Não é à toa que foi este o estado escolhido para que fossem fincadas as bases do clã sarneísta.
    www.tepedino.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Viva Fábio:

    É como dizes... porventura a "turma" faça "ir por água abaixo" todos os esforços da PF.
    O tráfico de influências a isso conduz.
    De qualquer jeito já foi positivo ter apanhado os canalhas.
    Os outros vão começar a pensar duas vezes quando estão a pensar fazer ciganice.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  6. A impunidade continuará. Infelizmente. Mas, acho que o Reinaldo Azevedo tem alguma razão quando sugere que tais revelações só vieram à tona em virtude do não cumprimento do acordo de 30% no salário da PF.

    ResponderExcluir
  7. A PF está fazendo um belo trabalho. E deve continuar com ele para que tenhamos uma oportunidade de mudar a situação.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fábio,
    As vezes penso que nosso país, não tem mais jeito...Cada uma que acontece.
    Vejo que só tendo muita paciencia para superar tanta asneira que acontece aqui!!!
    Um Abraço
    Paulo

    ResponderExcluir
  9. Viram fotos do diheiro apreendido? Imediatamente nos jornais, o do dossiê levou semanas para aparcer.
    Não acredito em mais ninguém. Tô com o Blogildo, fizeram isso para deixar os parlamentares apertadinhos de medo, depois que o aumento sair, eles sossegam. Todos têm telhado de vidro e rabo preso.

    ResponderExcluir
  10. Fábio, eu creoi que neste imbróglio, nem Deus quer entrar. Ainda mais que Ele tem a mania de gostar de gente honesta. Dizem que Ele gosta de todos, mas há alguns que quase conseguem acabar com Sua infinita paciência.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Fabio, nao vai dar em nada, como sempre. Essas operacoes so servem para criar a falsa ilusao de que alguem (a PF) nesse pais trabalha. Ah, e para dar mais opcao de lazer para o Congresso, que nao legisla porcaria nenhuma, so sabe criar CPI e discussao inutil.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...