27 de mai. de 2007

OS BEE GEES ENTRE OS GIGANTES

O leitor consegue lembrar de quantos músicos globais dos séculos XX e XXI? Ou seja, aqueles venerados pelo mundo afora independentemente do seu idioma, ritmo ou nacionalidade?

Eu ponho nessa lista muito poucos. Elvis e Sinatra, é claro, com estes é chover no molhado. Mas ainda há The Rolling Stones, os dinossauros do rock que descobriram a fonte da juventude ao se reinventar várias vezes para fazer sucesso atemporal. Elton John e Bob Dylan, dois dos maiores compositores de nosso tempo que vivem de surpreender o mundo musical. Madonna, a eterna diva do pop muito copiada e nada igualada. The Beatles, cuja experiência musical não necessariamente agrada a todos por ter sido o primeiro suspiro, embora o mais forte, de um fenômeno adolescente que se repetiu dezenas de vezes em menor escala nos anos seguintes, mas mudou o jeito do mundo olhar o rock e o pop e mesmo assim, um fenômeno global!

Todos gigantes, sem dúvida, e para cada um deles, eu deveria fazer uma homenagem com um longo post, mas em verdade, hoje que quero mesmo é falar do ultimo desta lista, que é curta, mas sem dúvida, espetacular: The Bee Gees.



Os Bee Gees remetem a muitas coisas na vida de muita gente. Quando eles tornaram ao sucesso por volta de 2000, houve quem se visse dançando discoteca ao som deles e do ABBA e no meu caso, voltei à infância porque, infelizmente, não sou daquele tempo do mega-sucesso que fizeram nas pistas de dança do mundo afora. E da minha infância lembro de minha irmã então adolescente adorando-os feito pequenos deuses e do "frege" que era quando tocavam as músicas deles em qualquer lugar. E se na época por várias razões eu não gostava (uma das coisas que, naquela época me deixava puto era a voz de falsete em Stayin' Alive e You Should be Dancing), depois, virei fã como bom faísca atrasada que sempre fui nessas coisas.

É um conjunto com uma trajetória complexa, que várias vezes quase acabou antes do falecimento precoce de Maurice, quem diria, no auge da fama reconquistada poucos anos antes, se bem que sucesso eles sempre fizeram com música da melhor qualidade, senão nas vozes alheias, de muitos artistas de primeiura linha que foram à fonte! Minhas preferidas são Massachusetts, I Started Joke e I Cant't See Nobody. Os Bee Gees, apesar do ostracismo dos anos 90, agradam a quase todos, é música que emociona tanto quanto levanta das cadeiras os quarentões enferrujados de uma época em que a música era expressão da criatividade, do pacifismo e da vontade sincera da juventude em viver as boas coisas da vida.

E você, leitor?

Quem você adicionaria na lista acima e qual a sua experiência especialmente com os Bee-Gees?

PS:

Os vídeos do You Tube que estão na barra lateral, contam um pouco da trajetória musical do grupo, e mudam a cada 1 hora mais ou menos. Se o leitor fizer 4 ou 5 visitas ao blog, encontrará pelo menos 20 clips, de épocas diferentes da carreira deles, uma verdadeira biografia musical. É por essas e outras que estou virando "googlemaníaco". Boa audição!

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu também gosto do Bee Gees... Não é do meu tempo, mas tudo bem kkk... Como não sou crítico musical, não tenho base para acrescentar nomes a sua lista... Abraços, Fabio

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio,

    minha mãe adorava Bee Gees, e eu comparto com ela que a música deles não tem idade, é maravilhosa.

    Minha listinha ...Red Hot Chili Peppers, Faith no More, toda uma salada de heavy metal, tambores, funk, reggae, movimento grunge, com o grupo Nirvana (liderado por Kurt Cobain) se transformando no representante maior desse novo estilo. Registre-se ainda R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam etc., e as mais recentes bandas britânicasas Oasis, Green Day e Supergrass.... e tem muito mais.

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Xiii Fábio, eu sou do tempo que os Bee Gees começaram a carreira, com um bom LP com canções inspiradas nos Beatles da fase Sgt.Peppers (canções com cordas, toques psicodélicos e baladas melosas).
    Uma você citou, Massachussets.
    Também tem "New York Minning Disaster", "Words" e outras. Isso foi em 1966 ou 67, sei lá.
    Depois disso meio que desapareceram e se reinventaram na fase disco.
    Nunca fui muito apreciador dos caras mas eles são talentosos e tem boa estrela, sem dúvida.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Bela lembrança, Fábio. Os Bee Gees são mesmo insuperáveis e pode-se até não se gostar deles, mas mesmo assim temos de admiir que são grandes.

    ResponderExcluir
  5. eu fui à muita disco dançar ao som do Bee Gees, foi uma época incrivel, tudo era novidade, o som, a pista de dança, a iluminação.
    sinto-me privilegiada por ter vivido a juventude nos anos 70, aliás, comecei nos 60 com os Beatles e Rolling Stones!

    ResponderExcluir
  6. Nao vou dizer que sou få, mas gosto de algumas musicas..

    ResponderExcluir
  7. Fabio,


    Ah! Agora você atiçou aquela engrenagem de retorno a um tempo em que existiam bailes!. Pasme! Homens dançavam com mulheres! Mulheres beijavam homens, não às dezenas como hoje, numa espécie de campeonato: Beijo é gostoso mas há que se preservar essa entrada de bactérias. Bactérias de um(a) só já é mais do que suficiente. Neste longinquo tempo, existia a droga, é claro, mas "Careta era quem a usava". Êxtase era um momento único em que se trocavam fluidos.
    Enfim, no século passado, as pessoas normais transavam, mas não como competição. Existe boa música no estilo Bee Gees, a rapaziada é que vive atrás de bate-estacas, rap de gringo (os daqui também são bem estúpidos) e música eletrônica ou anti-música.

    SDS.

    ResponderExcluir
  8. Já que fui devidamente citada no seu post, não posso deixar de dar meu pitaco...
    Aaahhh, os tempos bons de Bee Gees, das coreografiazinhas inocentes que fazíamos em grupo, das looongas olhadas para aquele(a) que era o nosso grande amor...
    Dancei muito ao som deles, assisti Os Embalos de Sábado à Noite (tá, tá, confesso: copiei algumas das coreografias de Johnny Travolta - mas atire a primeira meinha dancing days quem não copiou ou pelo menos TENTOU imitá-lo), chorei a morte do Andy e, mais recentemente, a ida do Maurice, prá mim, o mais gato deles...
    As coisas eram diferentes, embora a moda fosse horrorosa - sinceramente, ninguém deveria usar aquelas roupas e cabelos outra vez, nem "repaginados", como é a coisa agora, segundo a dona Gloria Khalil - as pessoas eram mais afetuosas, e existia, sim mais respeito... sei lá eu se estou ou sou saudosista!
    Cantonio disse tudo: naqueles anos, meninos namoravam meninas, bailinho era prá dançar e droga era coisa do capeta, cruz-credo-ave-maria!!
    Vc falou certo: eles eram naquela época e continuam sendo, hoje, meus ídolos.
    Valeu a homenagem e só por ela não vou citar nenhum outro grupo ou cantor, até porque, na minha opinião, eles são os melhores.
    Beijo, mano!!

    ResponderExcluir
  9. Eu ia começar uma piada mas desisti...

    ResponderExcluir
  10. Eu estava lendo o comentário da Mônika, e ela tem toda razão: aquela moda, nunca mais! Eu lembro que era muito novinha, adorava uma coreografia mas tinha um horário muito rígido pra estar em casa. Então, Disco Infernoooooo, More than a Womaaaaaannnn restringiam-se a uma coisa muito caseira, e de vez em quando uma festinha na casa de alguém ("mas às 11 horas em casa!"), com os passos devidamente decoradíssimos. O engraçado é que eu vivia em meio a uma turma que venerava essas novidades, mas eu me recusei a ir ao cinema ver "Saturday Night Fever" (era muito besta naquela época). Quando vi, anos depois (a título de pesquisa sociológica!!) não achei graça nenhuma, óbvio...
    Mas quando ouço uma dessas músicas não tenho nostalgia, não. Só penso em como a coisa ficou sem graça hoje.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/6/07 13:32

    Leticia: há dias vi numa dessas revistinhas de moda que andam por aí e, cruz-credo!, não é que "repaginaram" a tal moda "anos 80"??? Cabelo à Farrah Fawcet, calças com a cintura no pescoço, blusas com manga morcego!!! E ainda insistiam em dizer que é fashion, lindo, urbano... eca.
    Fazer o quê? Tem gosto prá tudo nesse mundo.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/6/07 23:01

    Pois é, Monika! Contanto que não me venham com aqueles brincos-botão, coloridos (lembra? arghhh, mas nem eu usei aquilo!)... Mas as manguinhas morcego são horrorosas mesmo, não?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/6/07 20:55

    Leticia... ai ai ai, menina! Andam tirando do armário aquelas botinhas de saltos horrorosos prá usar com saia balonê!!
    Olha, tô meio assustada!! rsrsr
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. nao da' pra esquecer,nessa sua lista de globais,do abba,que saiu da suecia para o mundo,né?grande sucesso!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...