10 de abr. de 2007

A MARCHA DOS PREFEITOS

Neste dia 10 de abril, 3 mil prefeitos vão marchar até Brasilia. Alegam os alcaides que o governo federal lhes impõe muitas obrigações, mas ao mesmo tempo os municípios são prejudicados na repartição do bolo tributário.

Ouvi hoje, o secretário da Associação Nacional dos Municípios declarar em tom de ameaça que, se o governo federal não arranjar mais verba, teremos um "apagão" no ensino fundamental, porque a União impõe aos municípios mais de 140 programas educacionais, mas não disponibiliza verba para eles.

Os leitores do meu blog sabem que tenho birra com os municípios.

Se há um ralo de dinheiro público neste país, ele encontra-se nos municípios, que são entes federativos dotados de autonomia administrativa e financeira, e que servem, na imensa maioria, a pequenas oligarquias locais que se alternam na administração pública loteando cargos entre correligionários e parentes, de regra ladrões e incompetentes que enriquecem ilicitamente da noite para o dia sem que ninguém tome providência, porque os tribunais de contas federal e estaduais são ineptos e manobrados por deputados de baixo clero, e porque o Ministério Público não encontra-se presente em todos os municípios, graças à excrescência de haver comarcas que englobam várias cidades para a cobertura de apenas um promotor de justiça, sem contar a inépcia natural dos vereadores, que de regra são indivíduos destituídos de qualquer capacitação técnica e não raro, do mínimo conceito de moral, pleiteando o cargo apenas para beneficiar-se dele.

Dizer que haverá um "apagão" no ensino fundamental é no mínimo não ter noção da realidade, porque este "apagão" já existe há muito tempo, basta que o leitor se dirija a cidades da região metropolitana de qualquer uma das maiores capitais do país para ver que o ensino que a imensa maioria das prefeituras fornece não vale o dinheiro que é gasto nele, dinheiro este que efetivamente existe, mas que têm servido para fartar políticos corruptos de raia miúda, pagar carrões, viagens, festanças, campanhas políticas e até amantes, mas que quase nunca chega às crianças que deveriam receber a instrução.
Aqui no Paraná, pululam denúncias de prefeitos que em conluio com vereadores fecharam escolas para aumentar a necessidade de transporte escolar. Fechada a escola, é fácil alugar a preço de ônibus leito da Viação Cometa, alguma lata velha que vai levar crianças em mínimas condições de segurança para escolas excessivamente distantes dos seus lares. E também há licitações fraudadas que são tratadas às vistas grossas nas câmaras de vereadores pelo motivo óbvio da comissão.

Pergunto: Para que mais dinheiro se o quadro é esse?

Eu até acho que os município teriam o direito de pleitear melhores condições de arrecadação. Porém, isso só será possível após uma reforma política que aumente a fiscalização sobre eles, quem sabe desvinculando os tribunais de contas do Poder Legislativo, transferindo-os para a estrutura do Ministério Público que, por sua vez, teria de aumentar o número de promotores, determinando no mínimo um para cada cidade e apertando o cerco contra os atos de improbidade que, acredite o leitor, são muito mais comuns nos municípios que nos estados ou na União.

Ademais, para receber mais verbas, os municípios teriam de comprovar que possuem quadros técnicos e estruturas capazes de gerir o dinheiro. Aqui no Paraná, eu conheço pelo menos duas prefeituras que sequer tem cadastros informatizados do IPTU, administrando a arrecadação dele por meio de fichas de cartolina. Estou falando do Paraná, não da Paraíba...

Enfim, adianta colocar mais dinheiro em lugares assim?

Dar mais dinheiro para essa gente, e com esse quadro, independentemente de haver no meio desses 3 mil prefeitos, gente honesta e comprometida, é jogar dinheiro público na lata do lixo e preparar novos assaltos ao contribuinte, como o que ocorreu com o Super SIMPLES, que aumentou brutalmente a carga tributária para as pequenas empresas.
Pudera, com os ralos abertos, não há dinheiro público que chegue!

Antes de uma reforma, nenhum centavo adicional para os municípios, é o que penso.

21 comentários:

  1. Seja bem vindo ao sistema blogspot!

    Muita satisfação poder linkar este nobre blogueiro Fabio Mayer!

    Seu post a Marcha dos Prefeitos esta excelente e o courode jacaré disse algo muito simples mas de grande importancia: seria otimo contratar Prefeitos atravez de agencia de emprego...Contrato de trabalho etc....exige resutados...!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada.
    Já coloquei o link lá no Lidos.
    Voltarei mais tarde para ler e comentar.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Júlia,

    Obrigado! Como já notou, seu blog tá linkado!

    ResponderExcluir
  4. Está superbonito, Fábio, mil vezes melhor que o anterior.
    Sobre os prefeitos, não sei o que se pode fazer. Mandar todo mundo se emendar é difícil. Quem sabe se pusessem os fiscais federais pra trabalhar, hein?

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelo link!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Welcome to blogger. You'll be a exciting experience. Be cool and enjoy it.

    Não tenho a menor idéia do que escrevi mas digo que o blogger é melhor do que aquela naba que tu tinha ahahahahaha

    Quanto à pergunta só posso responder... Para roubar mais chapeuzinho.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabio

    Credo que absurdo, tanta maldade. Fechar escolas, dificultar a vida das crianças e não se sentir mal com isso pra mim é coisa de psicopata.
    Dá náusea só de imaginar esses abomináveis enchendo os bolsos de dinheiro.

    Fabio, já atualizei lá no Pata.

    Quero te desejar felicidades aqui na tua casa nova que está "lindona" e também quero te desejar uma ótima semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Salve, Fábio:

    vou fazer a alteração do link para este seu novo endereço. O blog ficou legal e os textos, como sempre, são bem feitos e têm conteúdo. Parabéns e obrigado pelo apoio com os seus pertinentes comentários lá no meu blguinho.
    Abração do
    Aluízio Amorim

    ResponderExcluir
  9. Vim conhecer seu espaço e gostei muito. A marcha dos pinguins, digo, dos prefeitos, poderia incluir o suicidio coletivo, que na maioria dos casos seria benéfico para o povo.

    abs e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  10. Aqui estou eu ....bom blog novo pra vc !

    Jack "the easter" Aré

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabio,


    Ficou show o blogspot's fabio. E o conteúdo, como sempre, pra lá de bom. Já, já vou atualizar o link...

    Quanto aos prefeitos, talvez a tão esperada reforma moralize um pouco a parada.

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  12. Fabio,

    Ficou bonito o broguinho!
    Já atualizei, ok?
    Beijos :-)

    ResponderExcluir
  13. Linda sua "nova casa"! Limpa, clara perfeita para seus excelentes textos.

    Quanto aos prefeitos ja comentei ne?

    ResponderExcluir
  14. Prontinho, fio! Devidamente atualizado o link do EU RECOMENDO e o da postagem de indicação da matéria dos prefeitos. Boa sorte na nova casa e continue contando com este seu amigo. Abraços, Mário.

    ResponderExcluir
  15. Alô Fábio. Já atualizei o novo endereço. E ficou bonito, valeu mesmo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. o ENSINO DA MINHA CIDADE E MUITO MELHOR DO QUE OFERECIDO NAS ESCOLAS ESTADUAIS..ESTOU COLOCANDO O LINK NOVO TAMBEM

    ResponderExcluir
  17. Benvindo vizinho!!!
    Não pode migrar todo o blogue pra cá? Olha que tem jeito, heim?
    Escrevi um post sobre ficar milionário e estava precisando de um contabilista...rs. veja se interessa!
    Beijus

    ResponderExcluir
  18. Luma,

    Já passei lá, aceitei o desafio e deixei uma mensagem.

    =)

    ResponderExcluir
  19. Fábio, bem-vindo ao blogspot! Ficou mais aconchegante o seu canto.
    Quanto aos municípios, o que aconteceu que houve uma proliferação de emancipações deles sem as mínimas condições, só para atender interesses de uma minoria. Só que como a grande maioria não tem indústrias fica difícil de manter os serviços essenciais para a população. Resta a eles chorarem para o governo federal. Uma pena!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Fábio,

    Também já estou por aqui: controleinterno.blogspot.com
    Ando afastada por conta de um virus que travou as máquinas aqui de casa. Perdi umas coisinhas, uns arquivos que ainda estavam sem backup; mas, tudo bem, já estou retornando.
    Feliz Páscoa para vc também, sucesso no novo espaço.
    Abs.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Fábio e bola pra frente!
    Já respondi o comentário la no meu blogue, o qual estou tentando colocar no ritmo novamente.

    O problema de nossos políticos é falta de interesse público, de ajudar o povo desinteressadamente. Os arranjos e interesses políticos estão sempre em primeiro lugar.
    Enquanto isso, o povo sofre e não tem a quem recorer.

    Falta cultura pública para essa gente. Enquanto serviço público for caminhos para melhorias individuais, o povo estará sempre relegado a segundo plano, tenha certeza.

    E pra mudar isso, não será fácil. Precisamos de novas gerações no mando político nacional.
    Abs e sucesso

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...