3 de jun. de 2011

O PT DE LULA ACHAVA QUE IA GOVERNAR SOZINHO...

Para o PT, a vitória em 2010 não foi atribuída à coligação com o PMDB. Muito menos à fraqueza eleitoral da oposição liderada por um José Serra com medo de criticar o governo Lula. Muito menos ainda pela chapa Dilma-Temmer. E muito, muito menos por Dilma Roussef.

Para o PT, a eleição foi ganha por Luiz Ignácio Lula da Silva e só ele.

E quando iniciou-se a tratativa para o governo de transição, o PT excluiu o PMDB dos trabalhos, afinal, era o governo do PT que ia transferir o bastão para o novo governo do PT eleito por Lula, e só por Lula.

Depois, o PMDB ousou pedir 50% do governo, porque a aliança era bem clara nesse sentido. E novamente, o PT impôs uma quota de 6 ministérios e algumas bondades, mas nunca aceitou um PMDB como co-governante, afinal, quem havia vencido a eleição era Lula, e só ele.

E Lula (e só ele, segundo o PT) ainda conseguira eleger 80% de "base aliada" no Congresso Nacional.

O engano do PT foi achar que o carisma de Lula seria suficiente para evitar o descontentamento do PMDB, cuja má vontade, agora está claro, pode custar caro ao governo eleito por Lula para o PT. A "cochilada" na Comissão de Agricultura, que custou a convocação de Palocci comprova que o PMDB não só não está feliz, como pode tornar as coisas desconfortáveis.

E em certo momento, alguém lembrou do PMDB e pediu, inclusive, para fotografar a presidente com o vice em rostos cordiais, delegando a ele a importante tarefa de conduzir uma reunião do gabinete de crise sobre o desmatamento amazônico que decuplicou em 2011. Jogo de cena para colocar panos quentes ou mudança de atitude? Ninguém sabe, o PT não tem sido capaz de esclarecer isto.

Enfim, o PMDB está começando a mostrar que a eleição não foi ganha só por Lula, e que vai dar tantas cochiladas quantas forem necessárias, para colocar-se no lugar almejado no governo.

2 comentários:

  1. O PMDB, representado na figura do vice Michel Temere do senador Renan Calheiros, é uma cobra sagaz. Ninguem governaria sem o PMDB. Nem se fosse o PT nem se fosse o PSDB a ter ganho a eleição. Ou alguem imagina que se fosse o PSDB a ter ganho a eleição o comportamento do PMDB seria outro?

    Não, não seria. O PMDB, como todo partido, almeja o poder. E não será diferente agora neste governo - principalmente quando se está mais perto.

    ResponderExcluir
  2. A força política de Lula é agora inquestionável.O PT é o partido mais viável hoje no Brasil. O PMDB é indispensável para o PT e tem direito de receber o máximo que conseguir mas bem sabe e está claro que quem tem o poder para ceder, dar ou permitir é o PT! Apesar do argumento o PMDB não é Governo, é Vice!
    Logo a inegável importância do PMDB é obviamente dependente da força do Governo Petista, do sucesso e eficaz condução do País.
    O PMDB pode e deve "balançar a canoa" mas com certeza vai cuidar e muito para nem chegar perto de virá-la...
    Quanto a Lula, está numa posição tão confortável que pouco importa o que aconteça no governo de Dilma, bem ou mal Lula sai melhor! Se a idade lhe afetar o juizo é capaz de eleger Palloci para suceder Dilma só para mostrar que pode!
    Coisas da democracia tropical...

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...