2 de fev. de 2011

A "OPOSIÇÃO" NO PLANALTO, A POSIÇÃO NO PARANÁ

Nos 8 anos do governo Lula, o Brasil praticamente não experimentou oposição. Nos últimos 4 anos, então, a situação foi patética, salvando-se apenas a questão da volta da CPMF, que foi derrubada se bem que com apoio de parte da dita "base aliada".

Em 2010, apesar do sucesso nas eleições estaduais, a oposição mingou no Congresso Nacional se entendida como o conjunto dos partidos DEM, PSDB, PPS, PSOL e legendas menores como o PSTU. Mesmo assim, esta oposição ainda têm um número relevante de parlamentares que, se não é capaz de barrar propostas governamentais, pelo menos poderia fazer barulho e marcar posição contrária.

Mas não, o senador José Sarney foi reeleito com 71 dos 84 votos da casa, sendo que apenas o PSOL teve a vergonha na cara de lançar um candidato derrotado de antemão, mas marcando posição. E na Câmara, a mesma coisa, pois a eleição girou em torno da proporcionalidade de participação na mesa, ou seja, a oposição preferiu ganhar um pequeno naco de poder, a assumir uma postura de contrariedade.

Estamos sujeitos a mais 4 anos de ausência de oposição e debate político pobre. Parece que a única oposição relevante que terá o governo Dilma Roussef virá de dentro de suas próprias hostes.

-----

E no Paraná, a Polícia Militar invadiu a Assembléia Legislativa e tomou o lugar da segurança interna da casa, em virtude de ameaças feitas ao novo presidente, Valdir Rossoni (PSDB).

Rossoni avisou que vai virar a casa do avesso e colocar "pingos nos is", em relação às graves denúncias levantadas no ano passado, de nepotismo, atos secretos, funcionários que não comparecem ao trabalho e favorecimentos, denúncias estas que o ex-presidente Nelson Justus disse que atacou, mas sem mostrar resultados práticos.

É triste ver em que virou o estado do Paraná nos últimos anos, especificamente desde que o senhor Roberto Requião do Mello e Silva assumiu o governo, contando sempre com a cordeirice de uma Assembléia Legislativa que obedecia sem discutir todas as ordens vindas do Palácio Iguaçú, que absteve-se de fiscalizar, que aceitou a nomeação de um irmão do governador para o Tribunal de Contas, que simplesmente não existiu enquanto instituição.

Agora convivemos com o escândalo do Porto de Paranaguá, que envolve denúncias graves contra o irmão do ex-governador (e consequentemente, contra ele) e com o caos na Assembléia Legislativa. O Paraná não deve mais nada a nenhum dos estados ditos "!oligárquicos" tão mal falados pelo Brasil afora.

E o mais revoltante é saber que, assim que ocupar a tribuna do Senado, o agora senador Requião voltará suas baterias para fazer acusações graves contra o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, marido da senadora Gleisi Hoffman que ele, Requião, abraçava efusivamente nos palanques da campanha do ano passado.

O Paraná virou uma terra de trairagem.

4 comentários:

  1. Pelo que leio , este Requião é tipo coronel da mesma estirpe do maranhense, felizmente em proporções ainda menores.Pelo que eu vi ontem , as mesmas caras continuarão a pedir palavra na Câmara.Qt ao Senado tem gente nova e , eu acho, que vai acontecer mudanças que não deu para serem aplicadas logo na chegada.Ou vc acha que Aécio não quer a presidência?

    ResponderExcluir
  2. Agora, com relação a ALP, foi bonito ver a despedida do Justus dizendo uma coisa e seu sucessor, momentos depois, dizer e agir de forma totalmente contrária. E tem gente que vota no tal Justus, uma injustiça!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Realmente o Brasil não tem oposição... Espero que o Paraná volte a ter um bom governador sem querer ser "palanqueiro".. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. cara! gostei do que voce escreveu sobre o governo! Voce foi feliz nessa abordagem. Não existe uma oposição relevante. Apesar de ter votado em Dilma, não acho bom para o país que não exista uma oposição no Brasil relevante - deixando esse espaço apenas para alguns setores de imprensa.

    Acho que o governo Dilma é diferente do de Lula só no aspecto - até agora -, na verdade a continuidade entre os dois existe e é latente. Acho que, como presidenta, ela demora para engatar, mas pega he he

    coisa feia isto aí no paraná né?... ams esperar o que de um político como requião que, se não estou enganado, é o rei do nepotismo?

    Gostei das tuas análises políticas cara! bem esclaracedoras. Vou te seguir no facebook. Até +

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...