10 de fev. de 2011

EU AVISEI!

No dia 25 de agosto do ano passado eu postei aqui no blog com o título VEM AÍ UM AJUSTE FISCAL, mesmo com a então candidata Dilma dizendo que não faria algo assim, nos seguintes termos (citados por um petista):

"Estão tentando pautar a minha campanha. Como falar em ajuste (fiscal) em um país que cresce 5%, tem geração de emprego e 255 bilhões em reservas (cambiais)?"


Claro que em um país onde a mentira come solta e a cara-de-pau é instituição, não se pode desqualificar a presidente pela incoerência, até porque Dilma sempre deu sinais de que faria ajustes grandes nas contas públicas, mesmo não falando nisso diretamente.

Em campanha no Brasil pode tudo, vez que o Judiciário não pune a mentira que influencia os resultados eleitorais e a própria população de regra é incapaz de lembrar o que comeu no almoço do dia anterior, que dizer pronunciamentos políticos.

Enfim, um corte de R% 50 bilhões no orçamento nada mais é que ajuste fiscal, como também são medidas nesse sentido a suspensão de concursos, o aumento das auditorias em vários órgãos da admnistração e o corte linear de 50% para pagamentos de diárias.

Fora isso, o estranho é que ontem o ministro Mantega disse nas entrelinhas que as metas fiscais de 2010 só foram alcançadas por meio de artifícios contábeis, ao afirmar que em 2011 elas seriam atingidas sem eles. Isso encerraria outra mentira, a de que o governo Lula não abriu os cofres com fins eleitorais em 2010.

Eu já esperava por tudo isso porque o governo Lula, que ninguém aqui está dizendo que não desenvolveu o país, gastou demais e perdeu uma oportunidade dourada de ajustar as contas públicas para alcançar a partir delas o desenvolvimento sustentável e por longo período de tempo que sempre pregou. E bem dito, não acho que o ajuste fiscal vá colocar o Brasil numa recessão ou mesmo que a economia vá mal. Apenas entendo que se o governo não quer tratar de um assunto diretamente, melhor observar o silêncio do que mentir.

A parte ruim, é que dias depois eu afirmei que a CPMF voltaria. Como não sou adivinho, mas apenas analiso os fatos, é provável que ela volte mesmo, mesmo com a negação, a mesma negação acerca do ajuste fiscal.

4 comentários:

  1. Não estaria sendo diferente se o Josè Serra tivesse sido eleito, com a diferença, que a barulheira da oposição estaria para enlouquecer.

    O que é frustante é saber que esse povo enganou muitos milhões de brasileiros com a conversa citada no texto.

    Agora, vão continuar "parado com cara de viado que viu caxinguelê". Vou continuar no de sempre: esse povo que está no poder... he he he deixa pra lá!

    ResponderExcluir
  2. Adão,

    Tem razão, não estaria diferente com José Serra, e provavelmente ele estaria usando a CPMF para atrair o PMDB.

    ResponderExcluir
  3. Há quem diga que sem abrir a torneira, governo nenhum sobrevive no poder e nas urnas. Depois de o Lula ter feito, e os governos anteriores tambem, começo a crer que esta máxima seja verdade.

    Quanto a pregação política, eu nunca acreditei nela. Sei que é tudo pura demagogia. O que se espera é que haja o mínimo de decência e coerência, mas não ocorre. Quem prega e reclama tambem não faz quando está com a caneta. Infelizmente, a irresponsabilidade rola solta, e tudo porque isto aí já virou rotina.

    E sim, tambem acho que a CPMF volta.

    ResponderExcluir
  4. Fabio , nao tem jeito para esse paìs, porque a mentira , a falcatrua, o desrespeito a lei è regra geral

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...