17 de jan. de 2011

A TRAGÉDIA É MAIS AMPLA QUE OS DESABAMENTOS DO RIO

Eu já havia escrito aqui que o Brasil não é exatamente aquele país contagiantemente alegre e imensamente belo, pintado em filmetes promocionais para convencer os delegados da FIFA e do COI em deferir-nos a promoção da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016.

Nos últimos dias, o que ficou absolutamente claro é que o Brasil encontra-se no caos urbano completo, é um país absolutamente incapaz de organizar suas cidades dentro de um mínimo conceito de civilidade, e isso não se limita à ocupação irregular de várzeas e encostas, muito menos ao manejo caótico do lixo.

Aqui, qualquer idiota abre o porta-malas do carro de som às 3h da manhã em qualquer lugar, saca várias latinhas de cerveja consecutivas e faz arruaça até as 6 da manhã tocando axé e música sertaneja. Se a polícia é chamada, não atende. Se atende, não prende o indivíduo nem se ele estiver traficando drogas, que geralmente é o que está fazendo. A PM, se atende (porque a regra é sequer atender o inútil telefone 190), limita-se a dispersar a manifestação e deixar que ela se abolete em outro ponto da cidade, ignorando o fato de que, ao ser encontrado com as chaves de um veículo e uma lata de cerveja na mão, deveria fazer exame de dosagem alcoólica, ser multado ou até preso conforme a quantidade de álcool que ingeriu. No Brasil bebe-se na rua, dá-se mal exemplo contumaz para a juventude, que supostamente estaria amparada pela mais retardada de suas leis, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ontem eu estava providenciando um presente de casamento em um magazine aqui de Curitiba. Em certo momento me aproximei do caixa e me assustei com uma pilha que havia ao lado, de louças quebradas, caixas vazias e talheres entortados, causados pelo público na tentativa de roubá-los ou na incapacidade absoluta de conter os ânimos animalescos de seus filhotes, crianças cuja má educação é visível nos olhos. E pouco antes disso, eu havia presenciado um grupo de garotos de uns 15 a 16 anos no máximo, olhando para um vaso e dizendo que usariam ele para encher de rabo de galo... ou seja, jovens que estão conscientemente partindo para alcoolismo e achando isso lindo e divertido!

E alguém já perguntou para algum vendedor de uma Lojas Americanas o problema que é dentro delas o roubo puro e simples de chocolates, CD(s), DVD(s) e brinquedos?

A irresponsabilidade e o cupidismo comem soltos no Brasil. As pessoas aprontam, pintam e bordam e depois fazem que não é com elas, e isso não é exclusividade de pobres ou ricos, é geral e irrestrito... ou alguém aqui nunca presenciou alguma madame estacionando em fila tripla sua SUV importada para pegar o filho no colégio?

Nossa classe política reflete bem o que virou o Brasil depois de tantos anos de "deixa disso", desprezo à lei e confusão entre autoridade e autoritarismo.

É óbvio que a morte de mais de 600 pessoas no RJ é culpa dos políticos porque, afinal, eles é que têm a obrigação de regulamentar ocupação urbana... mas não deixemos de pensar que os políticos no Brasil são eleitos por voto direto, e temos, sim, responsabilidade pelas omissões deles.

O Brasil precisa se reorganizar como sociedade e escolher valores, hoje viramos um país de vale tudo cujo efeito mais visível são essas mortes estúpidas, essas tragédias. Mas há efeitos menos perceptíveis, como os índices de violência que não páram de crescer, o alcoolismo e as drogas que viraram epidemia entre jovens, os preços que pagamos sempre mais caros por conta das pessoas que roubam e depredam produtos nos supermercados.

Enfim, o brasileiro precisa começar a mudar a partir de si mesmo.

7 comentários:

  1. Bravo Fábio! É um texto longo, lúcido e coerente com o que já li de você. Ainda vou querer que me explique o que é 'cupidismo' embora tenha uma vaga ideia do que seja. Na verdade, assim como você, acredito que não gostaríamos de escrever textos como esses. Gostaríamos de viver em um país em que esses tipos de atitudes nas pessoas nem sequer existisse. Como existem, escrevemos... desabafando.

    Como disse, vivemos uma confusão entre autoridade e autoritarismo (eu não vivo, mas percebo isso nas pessoas) e é um fato grave. Muita gente não sabe educar seus filhos, pois não sabem a hora certa de 'apertar' e de 'ceder'. Acredito até que elas (mães e pais) nem sequer tenham o controle dos garotos. É geral.

    Tudo isto provoca mesmo essa confusão atual, em que a mídia, para certos pais, toma conta como se fosse tabua de salvação, de uma melhor educação. O que é outro erro.

    Espero muito que em 2050 o mundo seja bem melhor do que é hoje - e se eu viver até lá para ver.

    No mais, concordo com tudo que disse.

    ResponderExcluir
  2. O brasil precisa de educação, consciência coletiva, respeito e precisa de gente que nao queira tirar vantagem de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Michael Jackson cantava assim a situação de lá:

    Mas se Roosevelt estivesse vivo
    Ele não deixaria isso acontecer, não

    E cantou também noutro verso assim:

    Algumas coisas eles não querem enxergar na vida
    Mas se o Martin Luther estivesse vivo
    Ele não deixaria isso acontecer, não

    Em outra palavras, necessita-se de exemplos e de lideres, em especial, líderes que sejam exemplos, que lutem por valores.

    A situação está tão "normal" que um amigo numa conversa, saiu com a seguinte máxima:

    - Seu minhas filhas chegarem a este mundo apenas com moral, ética e valores espirituais, estarão em desvantagens, por isto, ensino e permito outros caminhos alternativos.

    Isto é uma outra via. Claro, na opinião de muitos.

    ResponderExcluir
  4. É, Adão,

    E por aí... nossos... "líderes" bebem além da conta, não curtem ler nada e tem um histórico de pouco trabalho formal na vida.

    Neto,

    Cupidez é quando a pessoa é ambiciosa, suja e passa por cima de qualquer coisa para se dar bem, mas age como se fosse santinha, alheia às críticas, agindo como se não fossem contra ela.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu acredito que essas pessoas que moram nesse lugares de alto risco também são responsáveis pelos seus atos... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Se permite, acrescento ainda a depredação de bens públicos inclusive áreas de lazer. Tem gente que não merece fazer parte da sociedade mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, Fábio!!
    Não existe autoridade neste país que seja espelho para o povo e você deve ter assistido ao vídeo da participação do Marcelo Madureira no Manhattan Connection - ali ele diz tudo!
    O Brasil está completamente sem infraestrutura e o que tinha construído, está desmoronando. Não se conservam as obras prontas e não se constrói mais nada! Estradas e pontes desabando, patrimônios históricos caindo e/ou interditados... sim, existem as obras superfaturadas, as licitações fechadas... somente obras grandiosas, não? Mas cadê o básico que realmente interessa a um pai de família quando repousa a cabeça tranquilo no travesseiro? Falta moradia, saúde e educação, coisas básicas e por essas coisas básicas, a sociedade vive em colapso! Vivemos em um país de fachada para gringo ver!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...