11 de jan. de 2011

MAS O POVÃO RECLAMA...


A cada enchente, seja em São Paulo, seja em Curitiba, seja onde for, o povão reclama que a prefeitura não faz nada, que o estado não faz nada e que todo ano é a mesma coisa.

Mas ninguém atenta para fatos como o desta foto do portal TERRA no rio Pinheiros em São Paulo.

Lixo, TONELADAS de lixo jogado de qualquer jeito em um rio do qual as dragas estaduais, que funcionam todos os dias do ano, tiram toneladas diárias, incluindo carcaças de automóveis, geladeiras, fogões, TV(s), sofás, brinquedos, cadáveres de cães, gatos e pessoas, pacotes de todo tipo de produto, embalagens plásticas e garrafas PET, vidros, borracha, entulho de construção e reformas, etc...

O povo brasileiro é muito bom em apontar o dedo para acusar, mas quando precisa fazer um mínimo esforço para qualquer coisa, acha ruim... teremos que instituir o "bolsa-lixo" para que os idiotas não descartem nos rios o que não lhes interessa mais?

O irônico disso, é que enchentes e desabamentos causam prejuízos para todos, mas quem mais perde com eles são justamente as pessoas que menos se preocupam em combater uma das principais causas, o lixo jogado de qualquer jeito, produzido por consumismo exagerado e irresponsável as vezes motivado apenas por modismo.

8 comentários:

  1. Quando o cidadão joga uma garrafa pet na rua ou no riacho ele está sendo, acima de tudo, mal educado. E o grande problema do Brasil é educação, o que demonstra uma estrutura estatal ineficiente em todos os níveis (federal, estadual e municipal). O que pode, então, fazer a prefeitura, o poder municipal, de uma grande cidade para conter essa má educação? Muito pouco. Aqui em Porto Alegre, no meio da av. Ipiranga que cruza a cidade, passa o arroio dilúvio. Ele está cheio de garrafas pet. Quem as joga? O pessoal das comunidades mais carentes. Infelizmente, apesar de não ser uma regra geral (porque ricos também poluem) a grande poluição é causada pela pobreza e miséria que gera a ignorância e desinformação.

    ResponderExcluir
  2. Pra te ser muito sincero, o povo brasileiro é um grande problema nacional.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  3. A ignorância e a má educação é o atraso de um país, todos sabemos, mas, no mundo todo, não há nada aqui como no Brasil.

    Um páis onde todos, teoricamente, sabem que a ignorância é a pior coisa que existe, mas esquecem, relegam e não dão importância à isso, pois há aqueles que vivem às custas dessa ignorância alheia.

    E enquanto houver pessoas assim que se beneficiam da burrice alheia, sempre irão querer que tudo continue assim.

    É pão e circo.

    ResponderExcluir
  4. Exigir que cada garrafa tenha selo indelevel do fabricante e do distribuidor.

    ResponderExcluir
  5. Adão,

    São pouquíssimos os fabricantes de PET, eles poderiam ser instados a tratar do assunto, com a troca das embalagens por meio de desconto no produto.

    Nos tempos da garrafa de vidro, a gente pagava mais caro se não a trocasse...

    ResponderExcluir
  6. Se fossem marcadas e sendo recolhidas nos locais tal qual a imagem revela: punição!

    Entre 2008 e 2010 tentei devolver aparelhos eletrônicos para os fabricantes, e a Samsung me respondeu: não podemos dar fim em um objeto que por lei é seu!

    Hoje, recebi um cartão da HP com um 0800 para contato e orientação para devolução de equipamentos HP. Verei, se o custo de envio de duas velhas impressoras é por minha conta!

    ResponderExcluir
  7. Nesse caso, o povo tem culpa, mas o maior culpado è o governo que nao aprende com as desgraças, tragédias.

    ResponderExcluir
  8. Adão,

    Eu aceitaria pagar o custo da entrega do bem, sabendo que ele seria reciclado. O que não pode é ele ficar aqui, tomando espaço, com risco de acabar em um lixão.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...