13 de jan. de 2011

MAIS DE 300 MORTOS

Na Austrália, as enchentes causaram enormes prejuízos mas mataram pouco mais ou pouco menos de 20 pessoas em vários dias.

No Brasil, em uma única noite morreram mais de 300 pessoas, sendo que a tragédia é recorrente se lembrarmos do Morro do Bumba em Niterói (2010), de Angra dos Reis(2010) e das vítimas de Santa Catarina em 2009.

Ou seja, fica patente a diferença entre um país onde se controla o descarte do lixo, e se fiscaliza com rigor o desmatamento e a ocupação irregular de áreas de risco. É gritante a diferença de um país onde a Lei existe para ser cumprida, comparado a um lugar onde a Lei é ignorada ao sabor de interesses políticos mesquinhos, de populismo, irresponsabilidade e preguiça e falta de rigor administrativo.

Ontem, no Rio de Janeiro, ninguém sabia onde estava o governador Sergio Cabral.

E hoje de manhã, o noticiário afirmava que o dinheiro prometido para recuperar Santa Catarina dos estragos de 2009 simplesmente não chegou, ficou preso na burocracia estatal insana, na corrupção e nos interesses paroquiais de políticos desonestos.

E não se retire a responsabilidade do povo brasileiro, cujo individualismo excessivo, a falta de cultura e a mania de se encostar no Estado nem que para isso tenha que vender a alma para algum político de raia miúda, causam sim, estes problemas e estas mortes!

300 mortes e até agora, nenhuma autoridade sequer soube explicar um indício das causas da tragédia. Limitou-se a usar a desculpa esfarrapada de que "choveu muito", transferindo para Deus a conta de décadas de leniência com invasores de encostas, com desmatadores irregulares e com descartadores irresponsáveis de lixo.

PS.:

Só consegui apurar até o momento, a conta corrente 110000-9, agência 0741 do Banco do Brasil, informada como SOS Teresópolis. Vamos ajudar o povo do Rio de Janeiro porque nem todos são irresponsáveis, nem todos invadem áreas de riscos, nem todos jogam lixo em qualquer lugar. Nossos irmãos fluminenses precisam de nosso apoio, e tão logo houver informação de onde entregar doações aqui em Curitiba e região, eu vou informar aqui. E o mesmo vale para todos os lugares do Brasil, porque é certo que as vítimas precisarão de água potável, alimentos, roupas, produtos de higiene, colchões, cobertores, etc...

4 comentários:

  1. Fábio, as prefeituras vizinhas das cidades afetadas estão mobilizando a população. Neste link http://glo.bo/hcqrWr estão relacionados os locais para ajuda.
    Coloco toda a culpa no poder público que não fiscaliza as encostas e que não trata do lixo decentemente. Não são todas as cidades que sequer possuem aterro sanitário, limpeza das ruas e coleta de lixo diária. A ocupação desordenada de encosta pouco se aplica na região serrana, ali foram devastados locais em que existem condomínios legalizados a mais de 30 anos. A maioria das casas que foram atingidas nas encostas, são de abastados que construíram usando todo o aparato técnico da época. Particularmente penso que a movimentação dos terrenos nas camadas inferiores da superfície também deixam o terreno mais vulnerável - o Brasil é carente de geotécnicos e sempre estamos importando essa mão de obra.

    ResponderExcluir
  2. Luma,

    Se o dessbamento de encostas não se aplica à região Serrana, se aplica ao Morro do Bumba, a Angra dos Reis e aos casos em SC.

    E sinceramente, condomínios de luxo tambem podem estar irregulares em encostas, se construirem a partir de determinada altura...

    Enfim, a culpa é do poder público, preponderantemente.

    Vou divulgar aqui todos os meios de ajuda aos fluminenses...é o que a podemos fazer.

    ResponderExcluir
  3. É mais facil culpar a natureza,Fabio. Ela não pode se defender.Ops,não podia,né? Pois está reagindo a tanta bobagem que fazemos.
    Qto aos nossos governantes,há de chegar o dia que a população fará justiça . De um jeito ou de outro.Abração!

    ResponderExcluir
  4. Uma calamidade Fabio! Estou chocada!

    Por favor, quando tiver a informação onde doar indique os links, vou doar.

    Minha mãe sempre me dizia: "quem ajuda pobre é outro pobre. Rico, não se importa". Ela tinha toda razão.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...