4 de out. de 2010

RESULTADOS INCONCLUSIVOS

Deu segundo turno na eleição presidencial.

Mas o PT e o PMDB venceram disparado o conjunto da eleição do Senado.

O PSDB fez 4 estados e ainda disputa 5. O DEM venceu em SC e RN, quem dizia que estavam mortos, acabou constatando que a partir de 1º de janeiro, vão governar uma parcela substancial do Brasil, inclusive 3 dos 5 estados economicamente mais importantes (SP, MG, PR).

Mas o PT levou BA e RS, e o PMDB, RJ e PE, ou seja, é pouca a vantagem tucana nessa área.

Tasso e Virgílio ficaram sem mandato.

Mas Ideli Salvatti também.

O PMDB venceu o pleito para a Câmara dos Deputados.

Mas ninguém sabe quem é quem dentro do PMDB. Quem é governista, quem não é?

Marina levou Serra para o segundo turno.

Mas ela apoiará ele na segunda rodada?

Dilma Roussef ainda é favorita para a presidência, mas o bombardeio com denúncias de corrupção no governo Lula vai continuar e isso já teve e continuará tendo efeito eleitoral. Porém, Dilma melhorou muito sua performance nos debates e em parte, compensou isto.

É fato porém que o eleitorado de Marina Silva deve migrar para o PT. Muito difícil é ele aceitar a candidatura Serra, por mais que ontem a candidata verde tenha chegado a dizer que conversaria com os tucanos.

Se Dilma vencer, terá uma maioria folgada no Congresso, mas terá que partilhar o governo com o PMDB, inclusive cedendo-lhe ministérios importantes. Se Serra vencer, terá que construir uma maioria congressual também com o PMDB (e também PR, PP, PTB, etc...), o que não seria assim tão difícil, a dificuldade estaria em enfrentar a bancada petista no Senado, que agora, é poderosa e certamente barulhenta.

Os resultados de ontem só determinaram uma coisa certa: o PMDB está no centro do poder brasileiro e vai ter poder de mando, e influência de seus caciques (tantos os do bem quanto os do mal) seja quem for o próximo presidente.

8 comentários:

  1. O PMDB do Rs teve uma grande derrota. Não elegeu Fogaça - que largou a prefeitura de Porto Alegre para concorrer e nem o ex governador Germano Rigotto. E diminuiu o tamanho de sua bancada federal e estadual. É o resultado por ter ficado sempre em cima do muro. Os mais votados no PMDB-RS apoiaram o Serra.

    ResponderExcluir
  2. O Lula foi o grande derrotado deste primeiro turno. Tanto que se gabou e agora? Ele não contava com o belo desempelho da Marina, como também o dinheiro público desperdiçado para destruir a imagem de FHC e seus feitos, que de nada valeram! A vergonha aqui no Estado do Rio foi a eleição de Garotinho, mas enfim, tudo isto mostra que ainda é preciso de muito crescimento do pensar político dentro do cotidiano das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Marina diz que o voto é do eleitor, mas ela se comporta como se fosse a 'dona' desses votos.

    Quero ver agora essa tal de 'ética' que ela disse que tem e como serão esses acordos dela com quem ficou. Acho que agora, como toda política de carteirinha, ela se revela de fato.

    Dilma não ganhou no primeiro turno porque foi muito bombardeada pelo jogo sujo da oposição.
    Houve uma "ofensiva pesada, monocórdica, quase totalitária" contra a candidata.

    Primeiro foi a questão do Imposto de Renda [quebra do sigilo fiscal de tucanos], que se esvaziou, não tinha nenhuma prova. Segundo foi a Casa Civil, que até agora não tem nenhum dado que longinquo que vincule a Dilma a qualquer irregularidade que tenha sido cometida lá. Em terceiro lugar foi essa questão de natureza religiosa, que teve efeito de levar à perplexidade determinados setores que estavam apoiando a candidata.

    Mas ela é forte. A Dilma é forte. Vai vencer e superar essas mentiras, que voces acreditam que seja a verdade.

    ResponderExcluir
  4. PT,

    Os ataques podem ter sido direcionados à Dilma,mas atngiram o governo Lula, e por tabela atingiram à ela.

    E se prepare, vão continuar... mas ela ainda é favorita, independentemente do apoio ou~não de Marina a quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  5. Sim, concordo com o PT. Dilma foi prejudicada por esse boato "religioso" que se iniciou na internet.

    É o jogo rasteiro e sujo da oposição a "manipular a mente das pessoas" - e ainda mais tendo a VEJA, a Folha e o Estadão como companheiras.

    ResponderExcluir
  6. O PMDB é um partido fisiológico que se embrenhou no poder e se firmou como a base dele (para negociações). Mas não acho que Serra ganhando a vida dele não seria fácil no congresso com os pmdebistas. Ele teria que ceder cargos, ministérios, um pouco aqui, outro ali e... ficaria igual ao PT.

    No entanto, acho que o Serra não vai ganhar. E minha previsão não é com base nas pesquisas.

    E não faço prognósticos sobre com quem ficará a aliança de Marina no 2º turno. Ela fez uma boa campanha e demonstrou que não é assim tão a mercê do partido embora tenha que respeitar a decisão dele. O nó dela era porque não havia alianças, nem quadros no PV que a ajudasse a governar (se porventura ganhasse).

    E o único desafio de Dilma, a meu ver, é ela "falar com confiança". Transmitir confiança. Isto é o único sinal nela que falta. Se fazer entender bem.

    Assim como Lula, ela é favorita. E só perderia essa eleição pra ela mesma.

    ResponderExcluir
  7. O PMDB sempre foi assim, trabalham para fazer um grande bancada e depois negociam cargos com quem estiver no poder.

    A Dilma, se eleita e a quantidade de denuncias, deveria ficar com uma orelha em pé tendo um do PMDB ocmo vice...

    ResponderExcluir
  8. Ronald,

    Tem razão... o PMDB na vice é um perigo!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...