5 de out. de 2010

MARINA, AFINAL!

Agora todo mundo tem afinidades com a Marina Silva.

O tucano José Serra, por exemplo, é palmeirense, e Marina é do partido verde.

A petista Dilma curte salada de alface com brócolis, tudo verde, e o partido de Marina...

Tentando tratar disso com um pouco de seriedade, o que parece lógico é que o eleitorado de Marina tende a votar em Dilma.

Mas tendência não significa adesão automática, especialmente no contexto que se criou durante a campanha do primeiro turno, onde a questão do aborto roubou votos evangélicos da candidata governista e provavelmente os transferiu para a evangélica Marina.

E se verificarmos a situação estado por estado, veremos que há lugares onde o PV tende a aderir à Serra, São Paulo o melhor exemplo. Aqui no PR, o PV é uma salada (com o perdão do trocadilho) que engloba ex-petistas, requianistas, ex-peemedebistas, ex-tucanos e até lernistas, ninguém sabe para onde vai, é provável que cada membro do partido escolha seu candidato e toque a vida sem pensar em partido.

Se adentrarmos à questão do meio-ambiente, veremos que Dilma tem uma plataforma contrária ao conceito de sustentabilidade que Marina trouxe à discussão. Durante o governo Lula, a ex-ministra abriu mão de certa segurança ambiental em prol do crescimento econômico. Já Serra sequer tem plataforma ambiental, mas pesa contra ele o abandono do ministério de meio-ambiente que existiu no governo FHC, denunciado por Marina durante a campanha.

Sou da opinião que Marina não vai apoiar ninguém. Ela não tem afinidades ideológicas com José Serra e com Dilma Roussef, simplesmente não guarda afinidades políticas.

7 comentários:

  1. Fábio,

    Eu acho que se Serra não tirar votos de Dilma (pessoas que votaram em Dilma e mudarão seu voto para Serra), não há chances. Sem esses votos, Serra precisa de algo como 90% dos votos de Marina.

    Acho improvável que haja este nível de migração. Serra tem uma rejeição alta.

    Quanto a Marina, também acho que não vá apoiar alguém diretamente. Mas ela tem muito mais chances de manter o capital político que tem agora com Dilma e o PT de que com Serra.

    Vamos ver no que dá. O difícil vai ser aguentar mais uma rodada de escândalos, vídeos "provando" que Dilma (ou Serra) são o demônio, e tudo o mais.

    ResponderExcluir
  2. Marina tem tudo para não ficar de nenhum lado, mas dificilmente creio que fará.

    Ela é uma mulher da política, portanto...

    ResponderExcluir
  3. Fábio

    Uma pergunta curiosa e fora do tópico (não precisa publicar o comentário): Como alguns amigos me relataram no twitter, eu gostaria de saber se você tambem está tendo dificuldades de comentar no meu blog? Aguardo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo,

    Marina não tem perfil de apoio a nenhum dos candidatos. Apenas lamento que nenhum dos presidenciáveis, de fato, tenham apresentando propostas concretas para o futuro do país. foi mais uma guerra para saber quem é, ou foi, melhor que quem.

    ResponderExcluir
  5. A maioria da população está cansada de viver sob o jugo de uma cartilha feita pelos donos do poder, por uma elite que usa todos os meios possíveis para manter uma ordem antiga, de quinhentos anos, que só a favorece economicamente, em detrimento das camadas populares.

    E essa elite dominante, que será representada neste ano por José Serra, tem na grande mídia (Rede Globo, Veja e Cia.) sua fiel representante. Sem falar também na força da grana (essa mesma que ergue e destrói coisas belas, da música ´Sampa´, de Caetano Veloso).

    O nosso país é rico, mas essa riqueza quase toda fica nas mãos de uma parcela ínfima da sociedade - os ricos, a elite dominante! As pessoas mais velhas precisam comparar os últimos oito anos do atual governo com os anos anteriores. Será mesmo que é a mesma coisa? Lógico que não

    #prontofalei

    ResponderExcluir
  6. Mayco,

    Sinceramente, concordo com quase nada do que escreveu... mas tudo bem, comentário publicado.

    ResponderExcluir
  7. eu acho que a Marina deveria apoiar o Serra, afinal ela nao pulou fora do barco petista?? outra coisa o eleitor de Marina nao deveria votar no PT. E um eleitor mais consciente, mais jovens que usam twitter e facebook.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...