2 de set. de 2010

JOSÉ SERRA E O VAZAMENTO DE DADOS DA RECEITA

Aqui no Paraná existe uma figura política que eu particularmente detesto, Roberto Requião, que ma sua primeira candidatura vitoriosa ao Palácio Iguaçú usava insistentemente a alegação de que em meses de campanha, seus adversários não encontraram absolutamente nada em sua biografia (até então de deputado estadual e prefeito de Curitiba) que o atingisse. Ele marcava a imagem de homem honesto e corajoso a lutar contra os poderosos que o perseguiam, mote usado incessantemente até hoje com ótimos resultados, afinal, ele já foi 3 vezes governador e 1 vez senador, sem contar que é lider das pesquisas para o Senado nesta eleição de 2010.

José Serra e o PSDB tiveram no vazamento de informações fiscais uma espécie de atestado de honestidade. As informações foram captadas, mas nada foi feito delas. Não apareceu um dossiê, não houve denúncia alguma, não se comentaram nem eventuais erros de digitação nas declarações de imposto de renda.

Vazaram as informações e nada encontraram, porque se tivessem encontrado, às teriam usado já no ano passado para desestabilizar seu (ótimo) governo estadual e sua notória pré-candidatura, que já se sabia, enfrentaria em 2010 a notória candidatura de Dilma Roussef.

Enfim, se nada usaram, é porque nada encontraram contra ele e/ou seus correligionários.

Serra e o PSDB perderam a oportunidade de usar o marketing do qual Roberto Requião é mestre usando esse vazamento para se dizerem perseguidos por forças poderosas, mas detentores de um atestado de honestidade sem igual, porque, afinal, o fato ocorreu, mas nada conseguiram dele que desabonasse suas condutas, biografias, o governo estadual de São Paulo e a candidatura presidencial.

Mas ao invés disso aguardaram uma queda brusca nas intenções de votos para se manifestar. Ou seja, perderam a chance de criar um fato político verdadeiro e relevante a impedir o crescimento da candidatura governista. Bastava se dizerem perseguidos com vazamento comprovado de dados fiscais e nada mais, nem seria preciso dar nome aos bois.

É a tal coisa. Serra é bom candidato, tem biografia, tem capacidade administrativa, tem realizações para mostrar.

Mas a condução de sua candidatura é desastrosa.

Alguém que se diz oposição não pode poupar a figura do Presidente da República por mais popular que ele seja, trocando isso por um marketing que não ataca o governo e não faz acusações, mostrando apenas o expert em saúde pública que fez um bom governo em seu estado.

Mais que isso, escolheram um candidato a vice absolutamente irrelevante e simplesmente abdicaram de construir alianças estaduais com a parte não-governista do PMDB, acreditando que apenas os bons números das pesquisas antes da campanha atrairiam interessados em compor chapas.

Agora sobrou espernear e fazer escarcéu sobre um fato passado que podia ter sido muito mais bem explorado sem a necessidade sequer de citar expressamente os adversários de campanha, o tempo e a insistência tratariam de colocar isso no inconsciente coletivo.

É certo que é preciso apurar esses vazamentos, inclusive punindo com rigor os agentes que os cometeram. Mas esses vazamentos, já escrevi aqui, tanto podem ser um ataque à democracia, como podem comprovar que ela está consolidada, na exata medida em que ocorreram mas os dados não foram usados.

Não resta mais nada aos tucanos, que espernear nesse momento... mas se tivessem usado melhor esse fato, podiam não estar na corda bamba.

8 comentários:

  1. Fábio,sinceramente o serra perdeu uma boa oportunidade de fazer essa campanha pegar fogo.ele não é um bom candidato.Agora fico em dúvida,pois é tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  2. No seu ponto de vista, talvez, mas ainda assim não creio. Porem, no ponto de vista deles, acharam que era melhor esperar as eleições.

    A verdade que eu penso não é que a oposição "nunca soube" fazer oposição, mas o fato de que não quiseram fazer. E que a oposição, em verdade, tambem tem o rabo preso sim, e a única coisa que eles pensam é em assumir o poder de novo.

    Nem planos para o Brasil eles tem (ou tiveram para mostrar). Só resta à eles agora, gritar...

    ResponderExcluir
  3. O problema do PSDB é a falta de agenda, de programa político. Os tucanos ainda estão tontos, porque o PT mudou.

    Lembra o PT que era contra o plano Real, contra tudo e todos? Pois em 2002 esse PT sumiu (ou quase sumiu). No seu lugar, apareceu um partido de centro, com uma figura de carisma altíssimo (o Lula). Além disso, o PT assumiu parte do programa tucano: a economia.

    É certo que os programas sociais do PT marcam a grande diferença entre o bom governo de Lula e o bom governo de FHC, mas de resto, a coisa é semelhante.

    A candidatura de Serra surgiu nesse vazio da agenda do PSDB. É uma candidatura personalista ("eu me preparei a vida inteira para ser presidente"). Serra abusa do "eu fiz", "eu faço", e do "eu farei", enquanto o PT fala mais em "nós fizemos" e "nós continuaremos fazendo". Pra mim, faz toda a diferença. Principalmente porque Serra não tem carisma.

    Eu espero que, se Dilma vencer, surja uma nova oposição. Marina está mostrando que há espaço para oposição ao PT e a Lula. É só sair do ranço raivoso em que o PSDB se embretou.

    ResponderExcluir
  4. A mídia não-isenta e partidária responsabiliza o Lula pela bandidagem: Editorial Estadao

    O mais interessante é que NINGUEM, nem mesmo eles, tem provas de que foi o PT que fez. Ou seja, se fosse a Marina na frente do Serra, provavelmente a CULPA era do PV e não do PT.

    O desespero está generalizado: e "Vai pro segundo turno ou não vai?"

    Veja você os nossos inimigos do que são capazes...

    ResponderExcluir
  5. PT Blog,

    Sejamos francos:

    O PT faria a exata mesma coisa com os meios que estivessem à sua disposição, não faria?

    O PT não é essa instituição inocente que você diz que é... pelo contrário, é tão cheia de defeitos quanto os tucanos.

    ResponderExcluir
  6. Os erros e azares dos tucanos e demos foram inacreditáveis! Não lastimo é claro, mas como
    sou por natureza chegado as "conspirações" posso até acreditar se alguém me disser que tudo foi feito para levar Dilma ao poder atendendo as misteriosas forças das raposas politicas unidas do Brasil...

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que você não é o marqueteiro do Serra, pois nã sacaram o que você disse senão. Pois, que vença qualquer um menos ele.

    ResponderExcluir
  8. Eu votaria no Serra mesmo sabendo que ele vai perder. vc tem razao poderia ter usado esse marketing, mas essa Dilma è um rolo compressor , ninguem pode com ela.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...