14 de ago. de 2010

VAMPIROS!

Na foto: Bela Lugosi, astro dos filme B... ou C... ou Z? Vampiro oficial do cinema.


Sou de um tempo em que literatura e cinema associados à figura de vampiros era coisa de fundo de prateleira ou filme B.

Vampiro, tempos atrás, era a coisa mais brega do mundo, piada para adolescentes que rolavam de rir do ridículo dos filmes onde pessoas com dentes caninos avantajados faziam de tudo para cravá-los no pescoço de algum panaca, sendo que no fim da fita o mocinho tratava de curar os bons do vampirismo e mandar os maus para a sepultura distribuindo estacas de madeira com uma precisão digna de atirador suiço de flechas.

A Rede Globo chegou a fazer uma novela esculhambando com o gênero. O vampiro chefe era o Ney Latorraca, que estava impagável e hilariante no papel de um conde europeu diabólico que não fazia absolutamente nada certo.

Foi uma época em que houve um repique do vampírismo, mais ou menos quando ocorreu aquela refilmagem de "Drácula de Bram Stocker", que até hoje é o único filme decente sobre o assunto, até porque foi fiel à obra original (que eu li) e deixou de lado os exageros.

Hoje em dia, os vampiros estão de volta. Tem mais livro sobre vampiro que edições de Paulo Coelho e livros de auto-ajuda nas estantes de livrarias.

É uma praga pior que a peste na Transilvânia!
As editoras estão pegando aqueles "pockets books" que se vendiam em rodoviária, dando uma garibada no idioma, pondo uma capa moderninha e vendendo como se fosse obra de vencedor do Nobel. Na Bienal do Livro em São Paulo, eles enchem prateleiras e se duvidar muito, estarão por lá alguns condes romenos se oferecendo para morder "de graça" o pescoço de adolescentes.

E dias atrás eu estava numa livraria e me surpreendi com uma edição de Emilie Brontë com um box na capa: O livro de cabeceira do personagem tal de Crepúsculo!.

Enfim, o modismo dos vampiros está nas livrarias e no cinema. Hoje em dia eles são "sexys" e "fashion" e não viram mais morcegos para se locomover de lado a outro, vão de Porsche ou Ferrari com insulfilm para evitar os raios solares. Aguenta mais um tempinho e dentro de alguns anos, ao rever os filmes da série Crepúsculo, terá bastante gente se perguntando como é que gostou daquilo quando tinha 15 anos.

E você (e eu) que pensava que Paulo Coelho era ruim, heim? Foi mal...

8 comentários:

  1. Fábio, pra mim, os únicos filmes sobre vampiros que prestam são: Nosferatu, de 1922, e Dracula, de 1931, que é um clássico do terror. Este último é com o ator húngaro Bela Lugosi, cuja aparência dá um ar mais assombroso ainda ao filme. Apesar de Dracula de Bram Stoker ser bom, tem alguns "bonitinhos" no elenco, que estragam um pouco o filme. Esses últimos "remakes fashions" que estão surgindo me dão ânsia de vômito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Guardado seu direito de opinião, o Drácula com o Keanuu Reaves me parece bem fiel ao livro...

    ResponderExcluir
  3. Decididamente não gosto de vampiros. Prefiro zumbis!!! E estou falando sério. "Cientificamente", não dá para explicar gente que vive de sugar o sangue alheio, se bem que aqui no Brasil até que podemos encontrar vários desses seres, a maioria em Brasília...

    Retiro o que disse! Vampiros existem sim e estão todos por aqui!!!

    ResponderExcluir
  4. É Cejunior,

    No Brasil tem vampiro de sobra, principalmente em Brasília, e zumbi aos borbotões, basta ver os resultados das urnas...

    ResponderExcluir
  5. A trilogia Blade e Entrevista eu gostei. O primeiro pelas coreografias e efeitos, o segundo pela história. No entanto, creio que exista um tipo de vampiro entre nós. Até escrevi sobre eles em 2009 aqui:

    http://adaobraga.wordpress.com/2009/02/10/vampiros/

    Também escrevi sobre lobisomem aqui:

    http://www.adaobraga.com.br/2009/02/09/lobisomem/

    Num tempo em que não havia esta febre por Vampiros e Lobisomem. A guerra não era exibida na TV e cinema. Outro filme que apresenta a guerra é Anjos da Noite.

    Os tais livros, filmes e outros assemelhados atuais, NEM QUE ... !

    ResponderExcluir
  6. Fábio, você já percebeu que passamos de uma ânsia de saber a verdade (aqueles livros sobre astronautas e pá e coisa, dos anos 70, que carregou também a pasicanálise e o feminismo), a um gosto pelo conservador, pelo sobrenatural e pelo escapismo?

    Hoje acordei com o Bom-Dia Brasil recomendando que, ao ter um pesadelo, você o escreva num papel. Para se autoconhecer, tentar uma análise? Não! Para que você subverta o original e troque por um final feliz!

    Tenho lá minhas suspeitas de que caminhamos para a idiotia assumida.

    ResponderExcluir
  7. Não vou opinar pois livrois e filmes de vampiros, morcegos e coisas do gênero ficam longe de mim. Sigo, então, a opinião dos amigos.

    ResponderExcluir
  8. Meu filho gosta.Fico pasma como ele pega filmes desse tipo na locadora. Tem uns de Blade que são bons pela fotografia. Os com o Alan Baldwing , para mim o melhor ator da família, valem por ele. Meninos perdidos é cult e lançou muitos atores inclusive Billy Wirth.A lista é grande e quando o Vampiro é Tom Cruise, quem resiste?

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...