28 de abr. de 2010

A TAXA DE JUROS MAIS ALTA DO PLANETA

O COPOM aumentou hoje a taxa de juros básica para 9,5%, que é a mais alta do mundo, sob a justificativa de que são grandes as pressões inflacionárias.

É certo que a inflação está em alta no país, causada pelo excesso de demanda principalmente nas áreas imobiliária, automotiva e eletro-eletrônica. O brasileiro foi às compras acreditando no crédito "barato" que não existe nem nunca existiu entre nós. A melhoria da renda experimentada nos últimos anos levou a um aumento significativo das vendas nestes setores, o que nem de longe é ruim, na exata medida em que as pessoas tem o direito de comprar o que quiserem e usarem seu dinheiro pelo prazer pessoal.

Ruim é a constatação de que o brasileiro não sabe comprar.

Porque compra agora à custa de juros extorsivos, o que poderia comprar em alguns meses economizando, ou o que poderia comprar um pouco mais tarde economizando para uma entrada maior que reflita em juros menores ao final do negócio.

Uma familia que receba R$ 90 mensais do bolsa-familia poderia comprar uma geladeira de R$ 900 guardando o dinheiro por 10 meses. Mas se compra a mesma geladeira em 24 prestações de 60 reais, pagará acréscimo de mais de 50%. A conta é simples, mas as pessoas simplesmente preferem esquecê-la e com isto, alimentam a inflação.

O brasileiro se acostumou com juros extorsivos. Quem vivia numa socedade que chegou a manter uma taxa básica de quase 30% entre 1997 e 2002, acha o melhor dos mundos uma taxa "pequena" de 9,5%, mas o fato é que isso não é muito inteligente. A taxa de 9,5% não é baixa, como, aliás, a taxa de 8,75% que vegia até hoje, também não. Mesmo assim, o brasileiro abraçou a idéia do crédito fácil e do juro baixo, o que não é Bom para a sociedade como um todo. Melhor seria se tivéssemos mais parcimônia ao entrar numa loja.

Aqui, as taxas de juros são exorbitantes porque o governo não faz sua parte combatendo o gasto público ruim, como o exército de cargos em comissão e confiança na administração direta, o excesso de diretorias e conselhos nas empresas estatais e o descontrole das obras públicas que por incompetência, má-gestão e roubalheira pura e simples são quase sempre superfaturadas.

Combate-se inflação no Brasil com juros desde a década de 50, quando o país experimentou a primeira espiral inflacionária causada por gastos públicos em descontrole. Prefere-se tungar o setor privado e diminuir o emprego contendo a demanda de consumo do que controlar os gastos públicos. Joga-se a culpa sempre no consumo, e é certo que o brasileiro comum tem responsabilidade sobre isso, mas o maior gastador a irresponsável do país é o governo, que nunca faz efetivamente a sua parte, quase sempre por razões políticas.

O fato é que ambos, povo e governo, precisam mudar de atitude, mas o governo principalmente, e não se tenha isso como crítica aos atuais mandatários da nação, mas também aos do passado.

5 comentários:

  1. Eu penso Fábio que somos o povo mais rico do planeta.

    - Os maiores juros é aqui;
    - Os impostos mais abusivos é aqui;
    - A corrupção tira sua parte; Nós pagamos;
    - A internet mais cara;
    - O telefone fixo mais carao;
    - O celular mais caro;
    - O imposto em cascata;
    - A gasolina mais cara;
    - O alimento mais caro;
    - O calçado mais caro;

    Tudo neste Brasil é muito caro, e nós pagamos assim mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Adão,

    É esse o problema, todo mundo se contenta com migalhas.

    ResponderExcluir
  3. Bom post Fábio!

    E eu ainda gostaria de saber a quem interessa realmente manter o povo desinformado a respeito dos juros e das taxas de juros. Na Europa, em países como a Coréia do Sul, por exemplo, educação financeira é obrigatória fazendo parte da grade curricular. Aqui, como você disse: "Ruim é a constatação de que o brasileiro não sabe comprar.", eu creio que alguem se aproveita dessa situação.

    Impossível dizer que o Brasil não é capitalista tanto quanto os EUA, afinal, tem muita gente 'ganhando' na Bolsa com essas taxas.

    O problema é que, o país em si, nunca evolui como deveria.

    ResponderExcluir
  4. Fabio,eu não entendo,como somos o país com taxa de juros mais alta cmo bem escrito,não entendo como pelo menos não repassam esses juros em educação,saúde,transportes.O brasileiro fica com uma falsa ilusão de que tem dinheiro mas acaba se rendendo,pois quer comprar algo a mais,melhor,melhor dizendo:gasta mais do que agnha.Um abraço, paz e bem, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Dizem FM, que é porque fomos forjados pela miscegenação. E a combinação dos povos: Europeus, africanos, amerindios e outros... surgiu este mistão que é nosso povo. Ou se preferi, é só pensar: Isto é herança do tempo da colonia, do tempo da escravatura, e 500 anos de atraso.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...