19 de abr. de 2010

FÊNIX


A imagem é da Gazeta do Povo.

6 de dezembro passado foi o início de um calvário para a verdadeira gente Coxa-Branca, essas pessoas que, como eu, torcem de modo saudável pelo clube.

Os atos criminosos de meia dúzia de bêbados marginais travestidos de torcedores feriu gravemente o Coritiba Foot Ball Club, que esteve às portas da morte

Rebaixado para a série B, triturado por uma verdadeira inquisição no STJD, perseguido pela imprensa esportiva bairrista e irreponsável do eixo Rio-São Paulo, abandonado por patrocinadores, com os diretores responsáveis pelo fracasso em campo saindo do clube como ratos de um navio à deriva.

Até o "craque" Marcelinho Paraíba caiu fora na surdina, sem explicar até hoje o anúncio que ele mesmo fez de que teria renovado o contrato até a metade de 2010, muito menos suas atuações medíocres nos últimos 4 jogos do brasileirão de 2009.

Mas como sempre acontece com o Coritiba, o caos o fortalece.

Mesmo com o marasmo que tomou conta da torcida, que pouco compareceu ao estádio (e nisso confesso minha culpa, eu também!) e que mesmo ontem pouco festejou. Mesmo com as imensas dificuldades financeiras e mesmo com o descrédito que lhe foi imposto e que afastou até contratações de jogadores. Mesmo com o julgamento "torquemada" no STJD, que afastou o clube do seu estádio por 6 jogos no campeonato estadual.

Diante de tudo isso, a conquista singela de ontem tem sabor de renascimento, aquele erguer de cabeça que as vezes uma pessoa no fundo do poço encontra forças para fazer.

Não que campeonato paranaense seja um título expressivo. É tão inexpressivo quanto ser campeão paulista ou carioca, na exata medida em que o nível técnico dos campeonatos estaduais é muito baixo, eles servem como pré-temporada para o que vedadeiramente interessa, o campeonato brasileiro!

Mas foi o levantar de um gigante, o renascimento depois da tragégia, porque no futebol, ganhar campeonato de ponta a ponta e encerrá-lo com um jogaço, vencendo o maior rival (que ontem jogou muito e valorizou a conquista alvi-verde) é momento de emoção, que fica marcaddo na memória.

11 comentários:

  1. Lembrei-me de vc e tive dúvidas se era mesmo o seu time visto ter sidouma virada hercúlea.Há males que vem para bem e os episódios com a torcida deu chance para defenestrar os ratos do clube. Que venha o futuro!

    ResponderExcluir
  2. São as vitórias conquistadas durante uma turbulência que dá um gostinho todo especial ao feito.

    Parabéns pelo título que não chega ser tão inexpressivo pois devemos levar em consideração a rivalidade de cada estado. Um abraço e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Vencer na crise é a especialidade dos fortes. Parabéns ao Coxa.

    Nós nos encontraremos lá na B onde o seu time e o meu Sport estaremos lutando (e voltando) para a série A. A chamada 'elite' do futebol como quer a Globo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Neto,

    Até por razões familiares (meu futuro cunhado é recifense e torcedor rubro-negro) também torcerei pelo Sport este ano.

    Que subamos juntos... claro que minha preferência é pelo Coxa subindo e campeão, mas pelo Sport também vou torcer.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu estou tão por fora que nem sabia que o Coritiba foi campeão paranaense kkk.. Parabéns! Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Coxa, Fábio. E você sabe que no Rio o Botafogo também foi campeão com um time reconhecidamente fraco.

    Que os dirigentes dos nossos clubes de coração façam os investimentos necessários para uma boa jornada no Brasileirão, é a minha esperança.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Está de alma lavada Fábio!
    Aproveite a alegria de teu clube.

    ResponderExcluir
  8. Ao ver e ouvir a reportagem no Globo Esporte, me lembrei de você e do que escreveu por ocasião daquela confusão.

    Parabéns ao Coxa e aos torcedores!

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho dúvida. O Coxa vai voltar onde nunca deveria ter saído, para a serie A.

    ResponderExcluir
  10. exceto o exagero com o qual a imprensa local vendeu esse titulo conquistado pelo coxa [por que ascensão de verdade é só no Brasileirão], os parabéns são merecidissimos pois num campeonato de 2 times vocês cumpriram com a obrigação à risca, e nós "demos uma de Coxa do Centenário". Um passo, de muitos que precisam ser dados nos próximos anos para o Coritiba ser tão grande quanto já foi. Doladecá, paramos no tempo, pelo visto tem gente na minha diretoria esperando igualar-se ao Coxa [administrativamente] outra vez para acordar pra vida... abraço!

    ResponderExcluir
  11. Fábio,fiquei muito feliz com a vitória do Coritiba e lembrei de ti,abraços.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...