14 de jan. de 2010

HAITI: TRAGÉDIA DENTRO DA TRAGÉDIA



O terremoto que devastou Porto Príncipe é apenas mais uma tragédia dentro da tragédia maior que é a história deste pequeno e paupérrimo país do Caribe.

Tornado independente em 1804 pelo líder escravo Jacques Dessaline, que logo se autonomeou imperador e com plenos poderes, o país passou ao longo de sua história por nada menos que 24 golpes de Estado. Entre 1964 e 1986, foi governado por um regime brutal, alucinado e policialesco comandado pelo médico François Duvalier, apelidado "papa doc" e depois pelo seu filho ainda mais violento (além de paranóico e exibicionista), apelidado "baby doc".

Nesse período, florestas inteiras, única riqueza efetiva da nação, foram arrancadas e vendidas com os recursos acumulados em contas da familia "doc" no exterior. Nenhum centavo advindo da devastação teve uso público. E mais que isso, a fauna local praticamente desapareceu, os rios assorearam e as cidades viraram favelas gigantescas, abrigando gente sem nenhuma oportunidade de vida. No último episódio de ruptura institucional, uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo descrevia um "biscoito" feito de terra aquecida, único "alimento" de uma parcela considerável da população local.

No Haiti jamais houve democracia, nem imprensa livre, nem eleições livres e ao mesmo tempo, jamais se constituiu um Estado, considerando-o como um conjunto de órgãos de instituições com finalidade de disseminar bem estar à população.

A ONU encontra-se no país desde a deposição de Jean-Bertrand Aristide, cujas intenções também não eram democráticas, apesar de deposto. O objetivo das forças de paz (inclusive do Brasil) é dotar o país de mínima organização governamental, fomentar o nascimento de instituições (como uma polícia ostensiva, exército, sistema tributário e educacional) na tentativa de reorganizá-lo em bases sólidas, vez que hoje o seu poder é disputado por milícias que ao contrário das de qualquer outro lugar em conflito no mundo, não são formadas nem por ideologia nem por laços raciais. São simplesmente grupos de pessoas que querem o poder pelo poder.

O problema é que antes que tais instituições se firmem, o país precisa encontrar alguma potencialidade econômica, fala-se em plantio de cana-de-açúcar.

De qualquer modo, trata-se de um país que é exemplo do que a falta absoluta de democracia, de Estado e de organização social pode causar.

13 comentários:

  1. Muito triste esse episódio da vida real.
    Meus sentimentos para as famílias das vítimas.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha, somente pela força externa se poderá fazer alguma coisa por aquele povo tão sofrido e que agora sofre tal devastação.

    Uma pena..

    ResponderExcluir
  3. Caótica é a história do Haiti e a situação de miséria e barbarie absoluta daquele povo. É dificil acreditar que ainda haja um país em condições tão precárias, mas o fato existe, e cabem à outros paises prestarem alguma ajuda humanitária e prosseguirem com procedimentos para que se estabeleçam as mínimas condições sociais para a estruturação sólida de um estado capaz de se auto prover e criar condições de desenvolvimento sustentável desejável e necessário aos apelos de qualquer sociedade.

    ResponderExcluir
  4. E igual ao Haiti ainda temos o Suriname e dezenas de republiquetas africanas abandonadas nas mãos de bandidos. Democracia ? Pois sim!

    ResponderExcluir
  5. Grace Olsson15/1/10 18:20

    Fábio, em 2002, eu visitei a Rep Dominicana, Jamaica e Porto Rico. E o Haiti.
    Fábio, nunca vi algo parecido.Nunca vi anda tao pobre quanto aquilo ali. Eu pensei está dentro de um caldeirao de pólvora. O Cité Soleil(na época, uma agencia fazia um tour lá)tinha já cara de que uma panela de pressao tinha explodido.
    gente, em toda parte, Fábio...as Ruas lotadas de farrapos humanos....a perambular.
    Imagine, agora, com esse terremoto?
    A ausencia de liberdade, PARA ONDE QUE A GENTE VÁ, leva ao caos. Podes crer.
    Nao sei do que aquele povo vai viver. Pois já em 2002 1 milhao tinha fugido para o país vizinho.
    O mundo acordou mais triste com a tragédia. E por mais que o Mundo queira ajudar, TODOS QUEREM ACREDITAR QUE O DINHEIRO NAO VAIS ER DESVIADO.
    Por que quando o Aristides assumiu, o haitinao tinha esperanca de que a coisa mudasse...E nao mudou...
    E, mês passado, um amigo fotografo me disse que MUITO CONTINGENTE DE FORCA DE PAZ ESTAVA FAZENDO verdadeiras loucuras com as meninas haitianas.Coisas que nao dar para entender como uma pessoa vai apra aquilo ali , para ajudar e terminar por machucar mais.
    Sinceramente, falando..NAO SEI OQ UE SERÁ DAQUELE POVO.
    Em paises qeu foram devastados pela Natureza, como a ILha de Sumatra na Asia, tiveram para contar a historia, paisagens nativas preservadas. E o haiti?O que tem aquele pais?
    NADA...SIMPLESMENTE PESSOAS QUE EPRAMBULAM HOJE SEM ESPERANCA...E GRITAM UM GRITO ROUCO DE PEDIDO DE SOCORRO.
    Desejo mesmo que os céus enviem socorro para tao sofrido povo.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo C. Mayer15/1/10 19:26

    Faltou você citar que, além de ter sido saqueado por Papa Doc, Baby Doc e outros governantes corruptos, foi também saqueado pela França e Espanha, na época da colonização.

    ResponderExcluir
  7. Grace,

    É isso mesmo, o Haiti é o mais próximo do apocalipse, que temos na Terra. É triste ver aquela gente nessa situação.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo,

    É isso mesmo, a tragédia vem de bem antes da independência. A América foi descoberta em Hispaniola e lá, a espoliação começou cedo.

    ResponderExcluir
  9. Quem sabe agora venha a bonança.Que a Fênix haitiana renasça das cinzas. Se os outros países se unirem num esforço verdadeiro, o Haiti poderá se reerguer com democracia, paz e liberdade.O que não dá para engolir é a nossa diplomacia mesquinha liderada por anões mentais como o Sargento Garcia e o Celso Amorim, enxergando chifre em cabeça de cavalo e o nosso general-almirante fajuto posando com uniforme de combate e criando caso com os americanos.

    ResponderExcluir
  10. Tunico,

    Não é surpresa para ninguém, mas já vi esquerdofrênico dizendo que a culpa pela situação do Haiti é dos EUA, porque nunca ajudaram o país... o que equivale a dizer que a culpa de uma pessoa passar fome no Ceará é sua, porque você nunca a ajudou.

    ResponderExcluir
  11. Fábio
    O título e o texto não poderia ser mais apropriado. O Haiti está vivendo mesmo uma tragédia dentro de outra tragédia.

    Isso me faz pensar naquele estudo que foi encomendado pelo Brasil e realizado pela Petrobras sobre as condições do solo haitiano (referendado por técnicos como boas condições) no interesse que a empresa tinha em transformar o Haiti numa plataforma para exportação do nosso Etanol. Esse projeto iria melhorar 'um pouco' a Economia daquele país. Esses terremotos devem ter colocado 'água' nesses interesses.

    A situação do Haiti é realmente muito preocupante. Para mim, é estarrecedor saber que ainda há por aí seres humanos que vivem numa situação como aquela.

    ResponderExcluir
  12. A regiao de Irece ja foi a maior produtora de feijao do pais, dai a fama: IRECE A CAPITAL DO FEIJAO, mas, ha muito tempo nao temos safra recorde, e as dificuldades fizeram-nos mudar nossa fonte de recursos economicos. Aqui tem de tudo um pouco, e com base no comercio.

    O Haiti necessita desta orientacao e apoio.

    ResponderExcluir
  13. Adão,

    Que eu saiba, o Haiti nem governo tem, é a ONU quem está administrando os recursos arrecadados... mas você tem razão, colocar dinheiro nas mãos de governos pouco confiáveis é jogá-lo fora.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...