CADERNOS DE VIAGEM 11 - FLORIANÓPOLIS

Fiz esta viagem no ano passado, acompanhando o Coxa naquele esforço concentrado para fazê-lo voltar para a Série A do Brasileirão. As fotos ficaram aqui e acabei esquecendo de postá-las, até porque, mostrei outros lugares da Santa e Bela Catarina para os leitores.

Hoje, faço justiça para mostrar o centro da belíssima capital dos catarinenses, alertando que é apenas um gostinho para o leitor, visto que, para mostrar só os pontos turísticos mais legais da cidade, eu teria que fazer uma série Imagens de Florianópolis, coisa que, infelizmente, não posso, por não morar próximo de lá.

Não há como dissociar Florianópolis da Ponte Hercílio Luz que, nos dias claros, compõe uma imagem sensacional para quem vem pela BR-101.

Pena que no dia em que cheguei chovia a cântaros, de modo que mostro uma do dia seguinte, um sábado ensolarado. Para decepção de quem chega, a ponte está fechada à visitação e a praça de onde tirei a foto está abandonada, aguardando a restauração de todo o complexo. Mesmo assim, a paisagem é linda.

A ponte é onipresente no centro da cidade, é avistada de vários lugares, em meio à confusão urbana natural de uma grande metrópole. Esta foto foi tirada do centro, próximo ao mercado municipal e demonstra o que quero dizer.





Ao entrar na ilha há um complexo de grandes avenidas que levam ao sul e ao norte. Ao norte, a avenida é ladeada pelo mar e por grandes parques urbanos (inclusive uma preser- vação de mangue) de uso da população. Do outro lado, prédios de altíssimo padrão e bela arquitetura tanto residenciais quanto comerciais, shopping centers, restaurantes e lojas. Esta foto foi tirada do estacionamento do Shopping da Figueira.

No centro histórico, cujo marco zero é a Praça da Figueira, há um calçadão com prédios antigos e com o Mercado Municipal. Uma área que une comércio, tradições locais e artes em sábados ensolarados como aquele.

Este é o mercado municipal, encravado na parte central da cidade, ponto de atividades culturais, além do próprio comércio.

E esta, é a Figueira que dá nome à praça da matriz que eu também não fotografei, por estar em reformas.

Florianó- polis ainda tem dezenas, se não centenas de pontos turísticos lindíssimos. Conheço alguns mas não tenho fotos de todos eles, ainda tenho material para mais uma postagem sobre a capital catarinense, prometo trazê-las aqui.

CLIQUE NAS FOTOS PARA AUMENTÁ-LAS.
USO LIVRE NA INTERNET, CITADA A FONTE.